Coração mata aos 87 a baiana Martha Rocha, primeira brasileira eleita para a disputa do título de Miss Universo, em 1954: foi 2º


Enterro ocorreu em Niterói

Da redação TV em Análise
Com G1

Acervo Última Hora/Folhapress/29.06.1954


A primeira Miss Brasil da história, a soteropolitana Martha Rocha, morreu aos 87 anos em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, vítima de um infarto em decorrência de um enfisema pulmonar, de acordo com um de seus filhos. Ela se tornou a primeira brasileira a representar o país no Miss Universo, em julho de 1954.
Martha ficou em segundo lugar na terceira edição do Miss Universo, realizada em Long Beach, no dia 24 de julho de 1954. A primeira edição do Miss Brasil ocorreu no dia 26 de junho de 1954, aos 18, no hotel Quitandinha, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e foi patrocinada pelo Grupo Folha. Sua derrota no concurso internacional gerou a lenda das duas polegadas a mais em relação à americana Miriam Stevenson, que rendeu marchinha de carnaval. Ela passou a vida negando essa história.
Martha foi casada com um empresário português, que morreu vítima de acidente aéreo, anos após sua eleição. Na década de 1990, entrou em dificuldades financeiras. Benquista entre as misses da nova geração, começou a cobrar para aparecer em eventos, como uma forma de sobreviver ao calote provocado, segundo ela, por um ex-cunhado. Chegou a residir em Volta Redonda (Vale do Aço do sul fluminense). Viveu em um asilo de idosos.
O enterro da ex-miss Brasil Martha Rocha ocorreu no Cemitério do Santíssimo Sacramento, também em Niterói. De acordo com um de seus três filhos, Álvaro Piano, Martha levava uma vida “sofrida” nos últimos anos, estava acamada e não andava.
Martha Rocha teve outro casamento após a morte trágica de Álvaro Piano pai. Desde Marisa Fully Coelho, em 1998, ela é a oitava Miss Brasil a morrer. Nas últimas duas décadas também saíram de cena Adalgisa Colombo, Ana Cristina Ridzi, Fabiane Niclotti, Kátia Moretto, Maria José Cardoso e Rejane Vieira da Costa.
Em uma rede social, o porta-voz da nova coordenação do Miss Brasil, Roberto Macedo, escreveu: “Descanse em paz, Martha Rocha, você fez o Brasil muito mais feliz!”. Rafaela Zanella, Miss Brasil de 2006, enalteceu a representatividade da baiana para o meio miss.

A REPERCUSSÃO

“Descanse em paz, eterna musa do Brasil!”
(Monalysa Alcântara, piauiense eleita Miss Brasil de 2017)

“Descanse em paz nossa primeira Miss Brasil! Lembro eu muito nervosa nos bastidores do Miss Santa Catarina e ela entrou, pois gostaria de ver as candidatas de perto. Com a sua beleza quase hipnotizei!”
(Carina Beduschi, catarinense eleita Miss Brasil em 2005)

“Uma estrela se apaga aqui e começa a brilhar no céu. Linda Martha Rocha iniciou uma nova jornada de volta pra casa #missbrasil54.”
(Jacqueline Meirelles, mato-grossense eleita Miss Brasil de 1987 pelo Distrito Federal)

“Descanse em paz nossa Miss Brasil 1954 Martha Rocha.”
(Deise Nunes, gaúcha eleita Miss Brasil de 1986)

“E lá se vai a nossa Diva Martha Rocha… agora vai embelezar os céus do Universo.”
(Márcia Gabrielle, carioca eleita Miss Brasil de 1985 pelo Mato Grosso)

“Que ela fique para a história,não pela sua beleza, nem pela famosa lenda, mas por sua incrível capacidade de amar os amigos e sua grande alegria de viver. Vá em paz minha amiga.”
(Ieda Maria Vargas, gaúcha eleita Miss Universo em 1963)

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em História, Nossas Venezuelas, Obituário e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s