Nova coordenação do concurso Miss Brasil começa a trabalhar


Perfis de mídias sociais já estão ativos

Da redação TV em Análise

Max Carvalho/Divulgação/17.09.2019


Com o nome de U Miss Brasil, a nova coordenação do concurso de Miss Brasil iniciou seus trabalhos na tarde desta quinta-feira (2) com a ativação de seus perfis de mídias sociais – Facebook, Twitter e Instagram. A nomenclatura é para diferenciar das franquias existentes do Miss Brasil após a sua primeira fragmentação, em 1981, e da segunda, iniciada em 2006. Os primeiros posts do Instagram foram dedicados a exaltar a história das principais representantes no Miss Universo e enfocar a atual Miss Brasil, a mineira Júlia Horta, 26.
As negociações de patrocinadores terão início depois que o nome da empresa organizadora for revelado na segunda-feira (7). Ela será a décima empresa a organizar a etapa brasileira do Miss Universo desde sua criação, em 26 de junho de 1954, em Petrópolis.
A opção pelo nome U Miss Brasil, foi um meio termo entre Miss Brasil Universo e Miss Brasil, nome mais latente na história do país segundo seu assessor de imprensa Roberto Macedo. Porto Rico adota o nome Miss Universo Porto Rico, a Espanha, Miss Universo Espanha, e a Colômbia passou a usar Miss Universo Colômbia. Isso para citar casos de maior importância entre as 107 coordenações nacionais filiadas ao Miss Universo.
A decisão de manter o Brasil na 69ª edição do concurso de Miss Universo, previsto para março de 2021, ganhou força após o Grupo Bandeirantes de Comunicação rescindir contrato com a Miss Universe Organization, no dia 10 de março. A parceria da Band foi a segunda mais longa entre as direções nacionais do Miss Universo no Brasil (17 anos, entre 2003 e 2019), ficando atrás apenas dos Diários Associados, que ficaram com a franquia por 26 anos, entre 1955 e 1980. O país ficou fora do Miss Universo em 1990 porque a emissora que tinha a representação à época, o SBT, perdeu todos os prazos.
Após a saída da Band, a pressão para que a franquia brasileira do Miss Universo fosse assumida por outro grupo foi intensa nas redes sociais, principalmente no Instagram. As negociações foram conduzidas sob sigilo pela MUO, que cogitou assumir o Miss Brasil de forma direta. No entanto, teria de ter a participação de um grupo local. Esse era o entrave.
Com a mudança de mãos, a primeira decisão adotada disse respeito à idade de participação das candidatas, que passou de 19 a 25 anos para 18 a 28 anos, para atender aos padrões do Miss Universo. Gaeta, Enter e Polishop cogitaram adaptar a idade de participação de candidatas do Miss Brasil aos padrões do Miss Universo a partir de 2006, mas a ideia não avançou por pressão de patrocinadores e da emissora responsável.
O Brasil é o sexto país a mudar a coordenação do Miss Universo para a temporada de 2020. Anteriormente Colômbia, Espanha, Guatemala, Filipinas e Nepal tinham feito o mesmo. Entre as potências do concurso, é a terceira mudança para o ciclo.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Nossas Venezuelas, Projetos especiais e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s