Miss Brasil deverá obedecer à dinâmica do concurso Miss USA já a partir de 2020, com 15 semifinalistas e música intercalada


Estruturação vai atingir exibição televisionada e obrigará realização de show preliminar

Da redação TV em Análise

Benjamin Askinas/Miss Universe Organization/27.04.2019


A concepção do concurso de Miss Brasil a partir de agora deverá obedecer aos padrões do concurso de Miss USA, referência a ser considerada pela Miss Universo Organization para a produção dos concursos nacionais. De acordo com o projeto apresentado por Evandro Hazzy à Rede Bandeirantes, o sistema de classificação deve ser de 15 semifinalistas, a serem definidas em um show preliminar a ser realizado três dias antes do concurso. Esse é o ponto de discórdia nas negociações da Band com a “Equipe Águia”, formada por cinco misses Brasil e uma miss estadual.
No presentation show, seriam classificadas 14 das 15 semifinalistas. A 15ª caga sairia através da escolha dos internautas. O show de apresentação preliminar é adotado no Miss USA desde que passou a ter estrutura independente do Miss Universo, em 1965. As várias organizações do Miss Brasil que sucederam à so SBT (1981-1989) optaram por fazer as decisões das semifinalistas no próprio dia do concurso, gerando acusações de manipulação. O agravante está em vários concursos estaduais e municipais, que não seguem a padronização de preliminar e final em dias separados. É assim nos 51 concursos estaduais do Miss USA. A Band prefere o conclave do júri técnico, que dá ares de falta de transparência. Um show preliminar com a presença das torcidas daria mais importância.
Pelo planejamento, o Miss Brasil a partir de 2020 começaria com a classificação das 15 semifinalistas para a etapa de traje de banho. Finda esta etapa, seriam classificadas 10 candidatas para a etapa de traje de gala. Após isso, cinco candidatas seriam classificadas para a fase de perguntas temáticas. Em um último corte, três candidatas seriam classificadas para a pergunta final, de tema único. Esse padrão é usado também no Miss Universo, à exceção da classificação por regiões, exclusiva da disputa internacional.
Após a pergunta final, as candidatas fariam ou um último desfile para os jurados ou uma declaração de encerramento. As possibilidades serão melhor avaliadas após a realização da 69ª edição do concurso de Miss USA, em maio. A comissão do Miss Brasil ainda a ser formada vai examinar a opção de uma declaração de abertura das semifinalistas. O sistema do Miss Brasil da Band é muito ortodoxo, pois herda elementos da Gaeta, que teve a concessão do Miss Universo para o país de 1999 a 2011, boa parte desse período na parceria que manteve com a emissora paulista.
Após o desfile final, seriam anunciados o terceiro lugar e a vencedora da 66ª edição do Miss Brasil, que deve suceder à mineira Júlia Horta, 25. Quem vencer a disputa, vai participar da 69ª edição do concurso de Miss Universo, prevista para dezembro. Procurada pela reportagem do TV em Análise Críticas, a assessoria da Band informou que não irá comentar sobre projetos em andamento para o Miss Brasil 2020.
Outro detalhe do plano do show da final do Miss Brasil 2020 será a pontuação das atrações musicais, que devem intercalar pontos dos desfiles de trajes de banho e de gala. Pela proposta, artistas, duplas ou grupos teriam de cantar um trecho de canção antes da entrada das primeiras cinco semifinalistas em traje de banho. O artista (ou artistas) teriam de cantar mais outro trecho entre o primeiro e segundo grupo do top 15. E mais outros entre o segundo e terceiro grupos. Após as 15 candidatas se apresentarem, o artista convidado encerra a apresentação de sua música. Já no top 10 de trajes de gala, haveria a primeira estrofe antes do desfile do primeiro grupo de classificadas, uma intercalação de letra entre a primeira e a segunda metade do grupo de classificadas e o fechamento da canção após todas as 10 semifinalistas se apresentarem com seus trajes.
A nova estruturação do Miss Brasil atingiria também a rotina de ensaios das candidatas, que teriam de ser antecipados para facilitar a montagem de cenários para a apresentação preliminar e abrir espaço para um ensaio geral às vésperas do concurso. É esse o “padrão IMG” que Hazzy buscava no projeto que entregou à Band, em outubro do ano passado.

COMO DEVE FICAR O MISS BRASIL 2020, NOS NOVOS PADRÕES

Preliminar

Abertura da transmissão preliminar nas plataformas digitais
Entrada das 27 candidatas, uma a uma, anuncia seu nome, idade, cidade e Estado
Entrada dos apresentadores da preliminar
Apresentação das 27 candidatas em traje de banho, divididas em três grupos de nove
Teipe de atividades das candidatas ou da Miss Brasil que vai encerrar reinado
Apresentação das 27 candidatas em traje de gala, divididas em três grupos de nove
Encerramento do show preliminar

Final televisionada

1º bloco
Apresentação das candidatas em VT
Entrada das candidatas coreografada
Anúncio das candidatas por Estado
Entrada dos apresentadores

2º bloco
Teipe de atividades das candidatas
Entrada da Miss Brasil que encerra reinado (Júlia Horta), balanço de reinado
Anúncio das 15 semifinalistas
Apresentação do júri

3º bloco
Teipe de atividades das candidatas
Desfile das 15 semifinalistas em traje de banho
Entrada da 1ª atração musical con as outras candidatas não classificadas
1ª intercalação musical para desfile de 1º grupo de classificadas
Sequencia da 1ª atração musical
2ª intercalação musical para desfile de 2º grupo de classificadas
Sequencia da 1ª atração musical
3ª intercalação musical para desfile de 3º grupo de classificadas
1ª atração musical completa a sua música/fim do desfile

4º bloco
Teipe de atividades das candidatas
Anúncio das 10 semifinalistas para a prova de traje de gala

5º bloco
Teipe de atividades das candidatas
Desfile das 10 semifinalistas em traje de gala
Entrada da 2ª atração musical con as outras candidatas não classificadas
1ª intercalação musical para desfile de 1º grupo de classificadas
Sequencia da 2ª atração musical
2ª intercalação musical para desfile de 2º grupo de classificadas
2ª atração musical completa a sua música/fim do desfile

6º bloco
Teipe de atividades das candidatas
Anúncio das vencedoras das premiações especiais
Anúncio das cinco finalistas para a 1ª rodada de perguntas
Perguntas temáticas para as cinco finalistas

7º bloco
Teipe de atividades das candidatas
Anúncio das três finalistas para a 2ª rodada de perguntas
Pergunta única para as três finalistas (nesta fase, enquanto uma candidata faz a sua resposta, as outras ficam com fones de ouvido até a próxima ser chamada)

8º bloco
Teipe de atividades das candidatas
Desfile final das três finalistas para o júri

9º bloco
Teipe do reinado de Júlia Horta
Agradecimentos da produção
Último desfile de Júlia Horta como Miss Brasil 2019 acompanhado de áudio gravado
Anúncio dos resultados fornecidos pela empresa de auditoria, a partir do 3º lugar
Anúncio da vencedora entre as duas finalistas restantes
Coroação da Miss Brasil 2020
Encerramento da transmissão do concurso

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Nossas Venezuelas, Projetos especiais e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s