Marcada para o dia 8 de dezembro, a 68ª edição do concurso de Miss Universo terá sede em uma cidade americana pela 36ª vez


Opção por Reno começa a ser trabalhada, mas NY e Las Vegas também estão no jogo

Da redação TV em Análise

Lillian Suwanrumpha/AFP/Getty Images/17.12.2018


A Miss Universe Organization decidiu acabar de uma vez por todas com a novela (ou parte dela) em relação à definição da data da 68ª edição do concurso de Miss Universo. Será realizada mesmo no dia 8 de dezembro, em uma cidade americana ainda a ser escolhida. Nos bastidores, a realização em Reno (norte de Nevada) começa a ser trabalhada, mas uma ala da MUO defende que o concurso ocorra em uma cidade mais importante. As opções apresentadas são as de Nova York (onde fica a sede da organização) e Las Vegas (sede em 1991, 1996, 2010, 2012, 2015 e 2017). O Miss Universo ocorreu na Big Apple apenas em 1981.
A pressa na decisão da data se deveu a questões logísticas da MUO, que quer acomodar um calendário mais compatível para as candidatas cumprirem programação de atividades. Também pesou a área de programação da FOX, geradora oficial do concurso, que queria o certame como parte de sua grade de especiais de fim de ano. A viagem da Miss Brasil 2019, a mineira Júlia Horta, 25, na segunda-feira (21), será exatamente para acertar detalhes de sua participação e resolver assuntos de sua candidatura junto à MUO.
Além da FOX, o Miss Universo 2019 terá exibição nos Estados Unidos pela Telemundo, que não transmitia o concurso em língua espanhola desde 2014. A meta da MUO é somar mais audiência às transmissões do Miss Universo nos EUA a partir de agora, já que a Azteca América tem sido um peso morto, pouco contribuindo para sua massificação. A Telemundo transmitiu o Miss Universo junto com a NBC entre 2003 e 2014. A venda do Miss Universo à IMG fez a empresa cometer um erro na venda dos direitos de transmissão do Miss Universo em língua hispânica em 2015. Desprezou o poder da Univisión em favor de uma emissora de pouquíssimo alcance. Com a Telemundo, repara-se uma injustiça.
No lado nova-iorquino, começam a ser estudados locais como o Madison Square Garden e o Radio City Music Hall, este vizinho à sede da NBC, ex-geradora do Miss Universo. Em Las Vegas, a opção pelo The AXIS do Planet Hollywood Resort and Casino soa óbvia e cansativa a alguns diretores da MUO, que querem variar, como fizeram na escolha de Reno para o Miss USA e o Miss Teen USA, realizados entre o final de abril e o começo de maio, no Grand Sierra Resort. A falta de voos internacionais para Reno preocupa a MUO. Daí a decisão ainda não sacramentada de optar por Nova York, na melhor das hipóteses.
Na história do Miss Universo, oito cidades norte-americanas – Las Vegas, Long Beach, Los Angeles, Miami, Miami Beach, Nova York e Saint Louis – receberam 35 edições do Miss Universo entre 1952 e 1971, 1981, 1983 e 1985, 1990 e 1991, 1996 e 1998, 2006, 2010, 2012, 2014, 2015 e 2017. A que sediou mais vezes foi Miami Beach (13 edições), seguida de Long Beach (oito edições) e Las Vegas (seis edições). Das cidades em que o Miss Universo ocorreu nos EUA, o Brasil só não obteve classificação em Saint Louis. Nas demais, saiu com classificações (24) ou títulos (os dois vieram de Miami Beach). O cômputo inclui a ausência verificada em Los Angeles, em 15 de abril de 1990.

Captura de tela/Instagram/MVLaNuevaEra


Em carta a coordenadores, Paula Shugart pede ‘desculpa por decisão tardia’

A presidenta da Miss Universe Organization, Paula Shugart, em e-mail enviado às 94 coordenações nacionais que deverão mandar candidatas, tentou se justificar pelo atraso na decisão formal da data da 68ª edição do concurso de Miss Universo. “Eu peço desculpas pelo atraso na liberação de informações a vocês sobre o Miss Universo 2019”, escreveu na abertura do documento. Ela admitiu ter discutido bastante com a FOX e a Telemundo sobre onde esta edição do concurso seria realizada.
Shugart confirmou no documento a inclusão do Miss Universo 2019 na grade de especiais de fim de ano tanto da FOX (que fará a geração oficial em inglês) quanto da Telemundo (que fará a transmissão em espanhol para os Estados Unidos). A medida também visa facilitar a venda de direitos de transmissão para emissoras estrangeiras, como é o caso da brasileira Rede Bandeirantes, da colombiana RCN e da venezuelana Venevisión, e de canais pan regionais de TV paga, como TNT (América Latina) e FOX Life (Ásia).
Paula prometeu informar novamente os coordenadores em relação ao cronograma a ser cumprido pelas candidatas e sobre a cidade-sede. No ano passado, o contrato para a realização da 67ª edição do Miss Universo, em Bangcoc, foi assinado no dia 31 de julho. Àquela altura, sua realização na manhã de 17 de dezembro, pelo horário local, já estava decidida. Fato esse que quase não ocorreu em 2019. Havia, inclusive, a ameaça de se transferir o Miss Universo 2019 para 16 de março de 2020, mas as pressões da FOX e da Telemundo fizeram a MUO recolocar o certame na programação das festas de Natal.
Enquanto a novela se desenrolava, negociações com Dubai, Joanesburgo, Manila, Seul e Tel-Aviv não prosperavam. No caso da capital filipina, a falta de interesse das autoridades e de empresários locais fizeram com que Catriona Gray. 25, ficasse impedida de fazer a sucessora em seu país, apesar das homenagens que recebera em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano, com direito a carreata nas ruas de Manila e Quezón City.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s