Quatro países brigam pela sede da 68ª edição do Miss Universo


Coreia do Sul, Emirados Árabes, Filipinas e República Dominicana

Da redação TV em Análise

Fotos Getty Images


Começou o cabo de guerra para definir que país vai sediar a 68ª edição do concurso de Miss Universo, cuja data ainda permanece incerta. Passados 219 dias da eleição da filipina Catriona Gray, 25, como Miss Universo 2018, a guerra de bastidores para a decisão de que país e cidade receberão o concurso de 2019 começou a se acirrar nas mídias sociais. Se de um lado alguns sustentam uma candidatura impossível de Dubai (devido ao não reconhecimento de Israel pelos Emirados Árabes), outros apelam para o bom senso, colocando à mesa opções óbvias (Manila) e gritando por lobby em uma. O da República Dominicana ganhou força faltando menos de um mês para Catriona estar presente no concurso nacional, marcado para 18 de agosto, no Teatro Nacional de Santo Domingo, palco do Miss Universo em 1977.
Em uma das contas de Instagram especializadas em concursos de beleza, faz-se uma defesa apaixonada da candidatura dominicana de sediar o Miss Universo 2019 como se esquecesse que o país tentou fazer o mesmo em 2012, mas não tocou adiante a intenção de sediar o concurso em nome de medidas de austeridade impostas pelo Fundo Monetário Internacional. Reeleito para mais quatro anos de mandato em 15 de maio de 2016, o presidente Danilo Medina, 67, recusou receber a 61ª edição do Miss Universo, prometida pelo antecessor Leonel Fernández, 65. Para o então proprietário da Miss Universe Organization, Donald Trump, 72, Medina mandou fechar a torneira a mando do FMI. Mas isso não impediu Trump de operar o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que levou à eleição da norte-americana Olivia Culpo, em 19 de dezembro, em Las Vegas.
Em contraponto à nostalgia dominicana, as Filipinas lançam mão do poder econômico de Chavit Singson, 78, ex-governador da província de Ilocos Sur. Espécie de Trump filipino, Chavit foi a uma rádio de Manila pouco após desembarcar no Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, em 19 de dezembro, dizer que a 68ª edição do Miss Universo seria em Seul. Com o passar dos meses, a falácia de Chavit se mostrou uma mentira, até mesmo para a presidenta da Miss Universe Organization, Paula Shugart, que já admitia em entrevista à rede ABS-CBN a possibilidade de retorno à Mall of Asia Arena de Pasay (região metropolitana da capital filipina), sede da 65ª edição do Miss Universo na manhã de 30 de janeiro de 2017. Antes disso, a cidade recebera o concurso em 1974 e 1994. A capital sul-coreana recebeu o Miss Universo na manhã de 8 de julho de 1980 e só.
Desde a criação do Miss Universo, em 28 de junho de 1952, 23 países e territórios receberam o concurso. Destes, apenas Estados Unidos, Filipinas, México, Panamá, Porto Rico e Tailândia receberam o concurso mais de uma vez. Miami Beach foi a cidade que mais recebeu edições do certame – 13, de 1960 a 1971 e em 1997, seguida de Long Beach (oito, entre 1952 e 1959). Miami (1984, 1985 e 2014) e Manila (1974, 1994 e 2016) receberam as finais do Miss Universo três vezes cada.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Força da Grana, Jóia da coroa, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s