Duas datas estão em debate, 16 de dezembro e 19 de dezembro, de manhã, na hora local
Da redação TV em Análise

Lillian Suwanrumpha/AFP/Getty Images/17.12.2018
Expectativa é de que 80 candidatas participem da disputa
A rede de televisão FOX e a Miss Universe Organization já iniciaram os estudos para a marcação da data da 68ª edição do concurso de Miss Universo, prevista para acontecer em Seul. Duas datas estão na mesa de discussão para a realização do certame. A primeira delas, 19 de dezembro (quinta-feira, 18 de dezembro, quarta-feira, pelo horário nobre americano) é a mais improvável, devido a compromissos de programação da emissora.
Já a segunda data em discussão, a da segunda-feira, 16 de dezembro (15 de dezembro, pelo horário nobre americano), é a mais provável de acontecer, pois para o mercado dos Estados Unidos, ocorreria num domingo e teria três horas de duração e não duas, caso ocorra no meio de semana. Desde 2014, o Miss Universo tem tido duração mais longa que as que tem sido adotadas desde que passou a ser televisionado anualmente, em 1960.
As negociações para a capital sul-coreana receber o concurso pela segunda vez ainda estão em fase inicial. Em dezembro do ano passado, o empresário filipino Chavit Singson, 78, sinalizara a uma rádio de Manila sua intenção de financiar a realização do certame na Coreia do Sul. A presidenta da MUO, Paula Shugart, no entanto, evita tocar no assunto. Certa mesmo é a permanência de Steve Harvey, 62, como apresentador da final televisionada para 190 países e mostrada por streaming para outros 23.
Seul recebeu o concurso Miss Universo uma única vez, na manhã de 8 de julho de 1980 (7 de julho pelo horário nobre americano). Naquela ocasião, 69 candidatas concorreram ao título, vencido pela americana Shawn Weatherly, então com 20 anos. A expectativa é de que esse número seja superado para o Miss Universo 2019 caso seja realizado em território sul-coreano. De acordo com projeção do TV em Análise Críticas, 80 países e territórios estão confirmados na disputa até a manhã do domingo (14). Destes, 34 já elegeram ou aclamaram candidatas, o que equivale a 42,5% do total previsto.