Há um ano, o Miss Brasil ainda estava nos concursos estaduais


Mudanças no calendário fizeram país se adiantar a outras potências no Miss Universo

Da redação TV em Análise

Rodrigo Trevisan/Organização Miss Brasil Universo/Divulgação/27.05.2018


Há exatamente um ano, 17 de abril de 2018, o Brasil ainda não tinha conhecido sua representante no Miss Universo. Nesta data, 17 de abril de 2019, a representante brasileira no Miss Universo já está eleita. Por quê essa mudança tão repentina de comportamento na etapa brasileira do Miss Universo? Em um ano, a organização abriu inscrições para o Miss Brasil do ano seguinte, acelerou os concursos estaduais, mandou Mayra Dias para Bangcoc e fez um balanço tímido da gestão da Polishop, mais destinada ao comércio do que à competição em si. Desde 2016, o Miss Brasil tem afastado patrocinadores, mas manteve a exposição de mídia.
As sucessoras de Catriona Gray, Tamatyn Green, Stéfhany Gutiérrez e Kiara Ortega ainda não foram eleitas em seus países. Tampouco a de Sarah Rose Summers, americana que como Mayra parou entre as 20 semifinalistas. Teremos de esperar até o dia 2 de maio por uma nova Miss USA. Reno já foi escolhida como sede da disputa nacional. As 51 candidatas estaduais estão finalizando seus preparativos. O Miss Brasil 2019 é passado. A mineira Júlia Horta, 25, já está se preparando para o Miss Universo. conciliando os preparativos com compromissos de reinado como Miss Brasil. Em caso de vitória no Miss Universo, Júlia terá de passar o título de Miss Brasil para a cearense Luana Lobo, 24. Isso, de acordo com a cartilha da Miss Universe Organization. Das últimas cinco misses Universo, Pia Wurtzbach (PHI, 2015) e Catriona Gray (PHI, 2018) mantiveram o título nacional, Demi-Leigh Nel-Peters (RSA, 2017) teve de ceder o título nacional à segunda colocada, Paulina Vega (COL, 2014) e Iris Mittenaere (FRA, 2016) já tinham encerrado seus reinados nacionais. Os concursos nos quais Paulina e Mittenaere foram eleitas na Colômbia e na França ocorreram um ano antes de cada edição do Miss Universo.
O planejamento que o Miss Brasil 2019 teve assusta os órfãos da Gaeta, Diários Associados, Paulo Max e Filhos  e SBT. Os que defendiam um Miss Brasil mais saudosista devem estar se contorcendo de raiva e ódio, reclamando de uma potencial europeização do calendário dos concursos estaduais do Miss Brasil. Coordenações no Norte e no Nordeste ainda não estão prontas para isso. Acostumadas a eleger suas misses por último ou, em certos casos, aclamar, essas coordenações pararam no tempo. Praticam métodos obsoletos de organização em plena era de influenciadoras digitais. Tratam os concursos estaduais como se ainda fosse coisa de papel imprensa, de limpar traseiro em banheiro.
Júlia Horta vê as candidatas que África do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Porto Rico e Venezuela ainda vão eleger no retrovisor. Esses países ainda estão preparando seus concursos. No Instagram, é a segunda candidata com maior número de seguidores (345.280), atrás apenas da representante da França Vaimalama Chaves (577.342).

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em História, Nossas Venezuelas, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s