Histórico de audiência americana do Miss Universo 1974-2018


Número de domicílios ligados cai 6,02% em relação a concurso de 2017

Da redação TV em Análise

FOX/Divulgação via Getty Images/16.12.2018


Sem grande temor, o número de casas ligadas na 67ª edição do concurso de Miss Universo nos Estados Unidos na noite do domingo (16) sofreu uma queda de 6,02% em relação à da 66ª edição, em 26 de novembro de 2017. De acordo com a Nielsen Media, 4,19 milhões de telespectadores assistiram à transmissão da FOX, que não foi a única nol mercado americano: a emissora teve a companhia do canal hispânico Azteca América, que não teve seus números divulgados.
Desde que chegaram à FOX em 2015, após a aquisição de sua propriedade pela IMG, as transmissões do Miss Universo tem tido uma perda acumulada de 25,44% no número de telespectadores, 14,28% na média domiciliar, 16,66% no share e 14,11% no número de domicílios ligados. Desde o início da série histórica da Nielsen, em 1974, o Miss Universo acumula uma perda de 88,22% no número de telespectadores no mercado americano. Os dados detalhados de audiência do certame no período estão na tabela abaixo

Data Espec (em milhões) Rede Média Share Dom (em milhões)
20/7/1974 35.58 CBS 24.7 54 16.35
19/7/1975 32.70 CBS 22.4 50 15.34
10/7/1976 36.39 CBS 24.3 53 16.91
16/7/1977 27.31 CBS 19.6 45 13.96
24/7/1978 34.58 CBS 25.0 43 18.23
19/7/1979 32.18 CBS 22.7 42 16.91
7/7/1980 37.84 CBS 24.1 40 18.39
20/7/1981 35.17 CBS 25.4 44 19.76
26/7/1982 * CBS 24.7 43 20.13
11/7/1983 34.71 CBS 22.6 38 18.83
9/7/1984 34.49 CBS 21.2 36 17.77
8/7/1985 30.17 CBS 20.3 35 17.23
21/7/1986 32.53 CBS 21.2 37 18.21
26/5/1987 * CBS 15.5 24 13.55
23/5/1988 21.61 CBS 15.7 24 13.91
26/5/1989 13.36 CBS 9.6 15 8.68
15/4/1990 21.22 CBS 14.4 24 13.26
17/5/1991 20.66 CBS 13.9 26 12.94
8/5/1992 14.02 CBS 9.5 17 8.75
21/5/1993 14.87 CBS 9.9 18 9.22
19/5/1994 11.87 CBS 8.5 16 8.01
12/5/1995 9.17 CBS 6.6 12 6.30
17/5/1996 11.92 CBS 8.3 15 7.98
16/5/1997 13.17 CBS 9.8 18 9.54
12/5/1998 12.26 CBS 8.7 14 8.50
26/5/1999 10.96 CBS 8 13 7.97
12/5/2000 8.61 CBS 6.1 11 6.11
11/5/2001 8.27 CBS 5.8 11 5.91
29/5/2002 11.34 CBS 8.1 13 8.51
3/6/2003 12.07 NBC 7.9 13 8.42
1º/6/2004 10.48 NBC 6.9 11 7.48
30/5/2005 9.19 NBC 6.1 10 6.72
23/7/2006 9.65 NBC 6 10 6.62
28/5/2007 7.23 NBC 4.5 8 5.01
13/7/2008 6,71 NBC 4,1 7 4,99
23/8/2009 5,84 NBC 2,1 6 2,51
23/8/2010 6,06 NBC 3,8 6 4,54
12/9/2011 5,3 NBC 1,6 4 1,91
19/12/2012 6,1 NBC 3,9 6 4,56
9/11/2013 3,76 NBC 0,9 2 *
25/1/2015 7,6 NBC 4,9 8 5,95
20/12/2015 5,62 FOX 3,5 6 4,19
29/1/2017 5,21 FOX 3,5 6 4,19
26/11/2017 4,41 FOX 3,2 5 3,82
16/12/2018 4,19 FOX 3,0 5 3,59

NOTAS:
1 – Os dados de 2006-17 são para audiência ao vivo/gravada, todos os anos anteriores são de audiência ao vivo;
2 – A média do Miss Universo 2013 se refere apenas aos telespectadores na faixa entre 18 e 49 anos. Nesse ano, a Nielsen não divulgou a média e o
share domiciliares;
3 – Para obtenção do número de domicílios ligados no concurso a partir de 2008, se chegou ao número de domicílios com TV nos Estados Unidos de acordo com a Nielsen para o ano de 2017 (119,6 milhões);
4-Para obtenção do número de domicílios ligados no concurso em 2018, se chegou ao número de domicílios com TV nos Estados Unidos de acordo com a Nielsen para a temporada 2018-2019 (119,9 milhões).

Siglas e abreviaturas utilizadas:
Espec – Espectadores (em milhões), Dom – Domicílios (em milhões)

(*)Dado não disponível

No ajuste, a transmissão do Miss Universo 2018 registrou 4,25 milhões de telespectadores (4% a menos em relação ao registrado nà 66ª edição do concurso, em 26 de novembro de 2017), média domiciliar de 2,5 e share domiciliar de 5 pontos. Entre os telespectadores acima de 18 anos, no entanto, a transmissão teve crescimento de 1% em relação ao concurso de 2017, saltando de 1,42 milhão no ano passado para 1,44 milhão de telespectadores. Na faixa de 18 a 49 anos, o concurso teve maior audiência entre as mulheres (média de 1,2 e share de 5) do que os homens (1,0 e 4). No geral, a média foi de 1,1 e o share de 4.
Em outras faixas dee público, o Miss Universo 2018 registrou os seguintes números:

18 a 34 anos – média de 0,7 e share de 4 (mulheres 0,8/4 e homens 0,6/3)
25 a 54 anos – média de 1,4 e share de 4 (mulheres 1,3/5 e homens 1,4/4)

A idade média do telespectador americano do Miss Universo 2018 foi de 54,1 anos. O concurso foi mostrado por 258 afiliadas, que cobrem 88% dos Estados Unidos.

Pico veio na meia hora final

Nos recortes de audiência do concurso de meia em meia hora, a transmissão do Miss Universo 2018 chegou a ficar na segunda colocação na faixa das 20h, antes do temido Sunday Night Football de Los Angeles Rams x Philadelphia Eagles, mostrado pela NBC, casa do certame até 2014. O pico veio na últuma meia hora, faltando poucos minutos para a filipina Catriona Gray, 24, levar a coroa. Veja como foi a audiência a cada meia hora

 
Faixa Telespectadores Média Share
19h 2,97 2,5 4
19h30 2,51 2,6 4
20h 4,16 2,9 5
20h30 4,59 3,1 5
21h 4,68 3,2 5
21h30 5,22 3,7 6

Em telespectadores, o Miss Universo 2018 chegou a oscilar entre a terceira e a quarta colocação na faixa das 19 às 20h. Nas duas horas finais, não saiu mais da terceira colocação. Na medição domiciliar em 36 mercados, começou na segunda colocação na primeira meia-hora, caiu para terceiro na seguinte e repetiu esse comportamento na faixa das 20 às 21h. Na hora final, começou tirando pontos da reprise anual de A Noviça Rebelde (1965) na ABC. E não saiu mais da terceira colocação na meia hora que decidiria a nova rainha da beleza.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Datamisses, Ibopes da vida, Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s