A audiência do Miss Universo na Grande SP entre 1986 e 2018


Métodos da Kantar Ibope acabam com o “inchaço” de público do certame

Da redação TV em Análise

FOX/Divulgação via Getty Images/16.12.2018


Na real, a 67ª edição do concurso de Miss Universo parou de ser essa coisa toda de telespectadores no principal mercado de telespectadores de TV aberta do Brasil, a região metropolitana da Grande São Paulo. A verdade exposta sobre os 177.300 telespectadores que o concurso teve na capital paulista acaba com uma falácia da Band e da Organização Miss Brasil Universo de que o Miss Universo teris pouco mais de meio milhão de telespectadores na capital paulista. Balela.
O rigor da Kantar Ibope Media na apuração dos dados de telespectadores ligados demonstra que o Miss Universo, nesta parte do Brasil, não é esse fenômeno de audiência individual que a Band e a Polishop imaginavam que seria. Na Grande São Paulo, o Miss Universo 2018 alcançou 918.200 telespectadores na faixa das 21h54 do domingo (16) à 1h01 da segunda-feira (17). Em relação ao concurso de 2017, houve um crescimento de 6,70% no número de domicílios ligados no concurso. A média domiciliar teve crescimento de 5,55%.
Desde o início da série histórica, em 1986, ainda no SBT, o Miss Universo teve queda de 93,21% na média domiciliar e 83,22% no número de domicílios ligados já na Band. Desde 2003, a emissora perdeu 64,85% de domicílios ligados nas transmissões do Miss Universo, seja ao vivo ou em exibições gravadas. Mais detalhes na tabela abaixo

HISTÓRICO DE AUDIÊNCIA DO CONCURSO MISS UNIVERSO NA GRANDE SÃO PAULO (1986-2018)
Os dados são da Audi-TV e Kantar Ibope Media
Ano Rede Média Telespectadores Domicílios
1986 SBT 28,0 N/D 814.000
1987 SBT N/D N/D N/D
1988 SBT N/D N/D N/D
1998 SBT N/D N/D N/D
2003 Band 8,0 640.000 387.912
2004 Band 5,0 843.260 242.500
2005 Band 5,0 853.000 237.500
2006 Band 4,5 792.000 235.350
2007 Band 6,0 1.069.800 326.400
2008 Band 3,6 792.000 199.800
2009 Band 2,0 440.000 116.600
2010 Band 0,4 65.994 23.320
2011 Band 8,2 1,504.864 477.527
2012 Band 4,0 734.080 240.816
2013 Band 3,0 557.442 185.856
2014 Band 2,7 535.037 181.205
2015 Band 1,8 356.691 120.803
2016 Band 2,6 518.203 183.453
2017 Band 1,8 358.756 127.006
2018 Band 1,9 177.300 136.524

EQUIVALÊNCIAS DE PONTO
21/7/1986: 55.000 telespectadores e 35.000 domicílios
3/6/2003: 80.000 telespectadores e 48.489 domicílios
1º/6/2004: 168.652 telespectadores e 48.500 domicílios
30/5/2005: 170.000 telespectadores e 47.500 domicílios
23/7/2006: 176.000 telespectadores e 52.300 domicílios
28/5/2007: 178.300 telespectadores e 54.400 domicílios
13/7/2008: 220.000 telespectadores e 55.500 domicílios
23/8/2009: 220.000 telespectadores e 58.300 domicílios
23/8/2010: 164.986 telespectadores e 58.300 domicílios
12/9/2011: 183.520 telespectadores e 58.235 domicílios
19/12/2012: 183.520 telespectadores e 60.204 domicílios
9/11/2013: 185.814 telespectadores e 61.952 domicílios
25/1/2015: 198.162 telespectadores e 67.113 domicílios
20/12/2015: 198.162 telespectadores e 67.113 domicílios
29/1/2017: 199.309 telespectadores e 70.559 domicílios
26/11/2017: 199.309 telespectadores e 70.559 domicílios
16/12/2018: 201.061 telespectadores e 71.855 domicílios

LEGENDA UTILIZADA:
N/D = Não Disponível

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Datamisses, Ibopes da vida, Mídia regional, Nossas Venezuelas, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s