Os sucessos no concurso de beleza se traduzem em levantamento de peso e taekwondo
Da redação TV em Análise

Cameron Spencer/Getty Images/05.08.2016
A Tailândia que vai sediar a 67ª edição do concurso de Miss Universo daqui a 65 dias é um patinho feio em termos esportivos, se levarmos em conta seu desempenho em Olimpíadas de Verão. Nos Jogos do Rio de Janeiro, entre 5 e 21 de agosto de 2016, a terra de Apasra Hongsakula e Porntp Nakhirunkanok saiu com 54 atletas, a maioria mulheres (28 para 26 homens). No quadro de medalhas, acabou na 35ª colocação, com seis medalhas (duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze)
Dos 54 atletas que a Tailândia mandou para a capital fluminense. o esporte que teve a maior presença do país no Rio 2016 foi o levantamento de peso, com nove atletas, seguido do bandminton, com sete. No boxe, a Tailândia de Apasra e Porntip teve cinco atletas. Atletismo, golfe e iatismo tiveram quatro atletas tailandeses cada no Rio.
A primeira medalha tailandesa no Rio 2016 veio no sábado, 6 de agosto, quando Sopita Tanasan 23, levou o ouro nas categorias femininas de 48 kg do levantamento de peso, no Pavilhão 1 do Riocentro. Na segunda-feira, 8 de agosto, Sukanya Srisurat, 23, venceu na categoria feminina de 58 kg. No mesmo dia, a prata ficou com Pimsiri Sirikaew, 28. Entre os homens, Sinphet Kruaithong, 23, levou o bronze na categoria de 58 kg no domingo, 7 de agosto. As últimas medalhas tailandesas no Rio vieram na quarta-feira, 17 de agosto, ambas no taekwondo, Tawin Hanprab, 20, levou a prata na categoria masculina até 58 kg. Já Panipak Wongpattanakit, 21, ficou com a prata feminina até 49 kg.

David Ramos/Getty Images/06.08.2018
Nas outras 13 modalidades em que a Tailândia competiu na Olimpíada do Rio (atletismo, arco e flecha, badminton, boxe, ciclismo, golfe, iatismo, judô, natação, remo, tênis de mesa, tênis de quadra e tiro), os atletas do país não passaram das fases de classificação. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, entre 9 e 25 de fevereiro de 2018, a Tailândia saiu sem medalhas para nenhum dos quatro atletas que enviou (dois para o esqui alpino – Nicola Zanon, 21, e Alexia Arisarah Schenkel, 21 – e dois para o esqui cross-country – os irmãos Mark, 23, e Karen Chanloung, 22). Nos Jogos Asiáticos de Jacarta e Palembang, realizados de 18 de agosto a 2 de setembro, a Tailândia terminou em 12º lugar no quadro de medalhas (11 ouros, 16 pratas e 46 bronzes, totalizando 73). Ultraṕassou a meta prevista pela Autoridade Esportiva do país, de 17 ouros, 15 pratas e 28 bronzes.
Nos Jogos Olímpicos da Juventude que seguem até a próxima quinta-feira (18), em Buenos Aires, a Tailândia já conquistou três medalhas – um ouro no taekwondo feminino com Kanthinda Saengsin (até 55 kg), uma prata no taekwondo masculino até 63 kg com Nareupong Thepsen. No levantamento de peso masculino, Natthawat Chomchuen levou a prata na categoria até 56 kg. Para a capital argentina, a Tailândia enviou 57 atletas (25 homens e 32 mulheres). Até o fechamento desta matéria, a Tailândia dividia a 19ª colocação no quadro geral de medalhas com Belarus e Suécia, ambas com um ouro e duas pratas.