Sede do Miss Universo pela terceira vez, Tailândia foi 35º no quadro de medalhas da Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016


Os sucessos no concurso de beleza se traduzem em levantamento de peso e taekwondo

Da redação TV em Análise

Cameron Spencer/Getty Images/05.08.2016


A Tailândia que vai sediar a 67ª edição do concurso de Miss Universo daqui a 65 dias é um patinho feio em termos esportivos, se levarmos em conta seu desempenho em Olimpíadas de Verão. Nos Jogos do Rio de Janeiro, entre 5 e 21 de agosto de 2016, a terra de Apasra Hongsakula e Porntp Nakhirunkanok saiu com 54 atletas, a maioria mulheres (28 para 26 homens). No quadro de medalhas, acabou na 35ª colocação, com seis medalhas (duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze)
Dos 54 atletas que a Tailândia mandou para a capital fluminense. o esporte que teve a maior presença do país no Rio 2016 foi o levantamento de peso, com nove atletas, seguido do bandminton, com sete. No boxe, a Tailândia de Apasra e Porntip teve cinco atletas. Atletismo, golfe e iatismo tiveram quatro atletas tailandeses cada no Rio.
A primeira medalha tailandesa no Rio 2016 veio no sábado, 6 de agosto, quando Sopita Tanasan 23, levou o ouro nas categorias femininas de 48 kg do levantamento de peso, no Pavilhão 1 do Riocentro. Na segunda-feira, 8 de agosto, Sukanya Srisurat, 23, venceu na categoria feminina de 58 kg. No mesmo dia, a prata ficou com Pimsiri Sirikaew, 28. Entre os homens, Sinphet Kruaithong, 23, levou o bronze na categoria de 58 kg no domingo, 7 de agosto. As últimas medalhas tailandesas no Rio vieram na quarta-feira, 17 de agosto, ambas no taekwondo, Tawin Hanprab, 20, levou a prata na categoria masculina até 58 kg. Já Panipak Wongpattanakit, 21, ficou com a prata feminina até 49 kg.

David Ramos/Getty Images/06.08.2018

Nas outras 13 modalidades em que a Tailândia competiu na Olimpíada do Rio (atletismo, arco e flecha, badminton, boxe, ciclismo, golfe, iatismo, judô, natação, remo, tênis de mesa, tênis de quadra e tiro), os atletas do país não passaram das fases de classificação. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, entre 9 e 25 de fevereiro de 2018, a Tailândia saiu sem medalhas para nenhum dos quatro atletas que enviou (dois para o esqui alpino – Nicola Zanon, 21, e Alexia Arisarah Schenkel, 21 – e dois para o esqui cross-country – os irmãos Mark, 23, e Karen Chanloung, 22). Nos Jogos Asiáticos de Jacarta e Palembang, realizados de 18 de agosto a 2 de setembro, a Tailândia terminou em 12º lugar no quadro de medalhas (11 ouros, 16 pratas e 46 bronzes, totalizando 73). Ultraṕassou a meta prevista pela Autoridade Esportiva do país, de 17 ouros, 15 pratas e 28 bronzes.
Nos Jogos Olímpicos da Juventude que seguem até a próxima quinta-feira (18), em Buenos Aires, a Tailândia já conquistou três medalhas – um ouro no taekwondo feminino com Kanthinda Saengsin (até 55 kg), uma prata no taekwondo masculino até 63 kg com Nareupong Thepsen. No levantamento de peso masculino, Natthawat Chomchuen levou a prata na categoria até 56 kg. Para a capital argentina, a Tailândia enviou 57 atletas (25 homens e 32 mulheres). Até o fechamento desta matéria, a Tailândia dividia a 19ª colocação no quadro geral de medalhas com Belarus e Suécia, ambas com um ouro e duas pratas.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Esportes, Outras Venezuelas, Projetos especiais e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s