Apenas 250 brasileiros vivem na Tailândia, segundo Itamaraty


Eles trabalham em sua maioria como modelos ou jogadores de futebol

Da redação TV em Análise

Getty Images


Prestes a receber a 67ª edição do concurso de Miss Universo, a ser realizada daqui a 79 dias, na Impact Arena, no bairro de Muong Thang, na zona norte de Bangcoc, a Tailândia tem uma das menores populações de brasileiros residentes no exterior, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. De acordo com dados de 2015, repassados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 250 indivíduos vivem no país. Em troca, a colônia tailandesa no Brasil é muito irrelevante: de acordo com a Organização Internacional de Migração (OIM), 467 compatriotas de Apasra Hongsakula e Porntip Nakhirunkanok viviam no país em 2013. São Paulo é a cidade com a maior representatividade de tailandeses vivendo no Brasil.
Boa parte dos brasileiros que residem na Tailândia trabalha como modelo ou jogador de futebol. Alguns vivem em condições precárias de trabalho. A agência Ford Models, parceira na organização do concurso de Miss Brasil, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem mantido programas de auxílio às modelos profissionais e aos jogadores que se encontram em dificuldades em relação à legislação trabalhista tailandesa.
De acordo com o Itamaraty, não há exigência de visto para os brasileiros que desejem viajar para a Tailândia, desde que a permanência, tanto para turismo quanto para negócios, não seja superior a 90 dias, o que é o caso tanto da Miss Brasil 2018, a amazonense Mayra Dias, 26, quanto de seus torcedores, que devem inflar um pouco a já minúscula população brasileira no país. Há aplicação da pena de morte para os estrangeiros em viagem que cometerem delitos, como tráfico de drogas. A pena capital voltou a ser usada em junho, contra um turista britânico. Dois brasileiros aguardam julgamento na prisão.
Dos países que sediaram o Miss Universo na Ásia desde 1974, a maior população está na China (16.160), seguida da Coreia do Sul, com 1.300 brasileiros residentes, de acordo com a Embaixada de Seul, cidade que recebeu o concurso em 1980. Cingapura, sede do Miss Universo, em 1987, tem mil brasileiros residentes, de acordo com a embaixada local. O Escritório Comercial do Brasil em Taipé, cidade que recebeu o Miss Universo em 1988, informa que 931 brasileiros vivem em Taiwan. No Vietnã, país que sediou o Miss Universo em 2008, apenas 100 brasileiros residem, de acordo com a Embaixada em Hanói. Não há informação de brasileiros vivendo em Nha Trang, cidade que recebeu o concurso. Muito menos sobre quantos brasucas residem em Hong Kong, sede do Miss Universo em 1976.
A vacinação contra a febre amarela para os brasileiros que desejam torcer por Mayra Dias em Bangcoc é obrigatória. No Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, há um local destinado à inspeção sanitária de quem tem o Certificado Internacional de Vacinação.

Getty Images

Viagem

Quem deseja sair de Manaus para torcer por Mayra Dias no Miss Universo 2018 terá de enfrentar, no mínimo, um dia e quatro horas de viagem, com duas ou mais conexões, dependendo da empresa. Os preços variam de R$ 6.693, na Latam (conexões em São Paulo e Dubai, em code share com a Emirates) a R$ 34.009, na mesma companhia (conexões em São Paulo e Frankfurt, em code share com a Lufthansa). Neste caso, a viagem dura um dia, 13 horas e 40 minutos. Não há voos diretos do Brasil para a Tailândia.

Getty Images

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Nossas Venezuelas, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo, Viagem e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s