Com NBC buscando a renovação e FOX e CBS disputando os direitos, 76º Golden Globe é marcado para 6 de janeiro de 2019


NBC tem premiação desde 1993 e quer manter parceria com a HFPA

Da redação TV em Análise

HFPA/Divulgação/07.01.2018


A Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) marcou para o dia 6 de janeiro de 2019 a 76ª edição dos Golden Globe Awards debaixo de uma dúvida gravíssima: quem vai transmitir a premiação para os Estados Unidos depois que o contrato com a NBC expirou, na 75ª edição, realizada em janeiro. Duas das quatro principais concorrentes da NBC, a CBS e a FOX, teriam expressado interesse em disputar a licitação de direitos que a HFPA deverá fazer em breve para o acordo de transmissão do evento, que irá até 2026. Valores envolvidos com as redes interessadas não foram revelados.
De longe, a NBC é a principal interessada em manter os direitos dos Golden Globes nesse período. A CBS tem interesse depois que abriu mão de transmitir o People’s Choice Awards, que estava sob sua guarda desde 1975, ano em que a premiação de escolha popular foi criada. Fora isso, a emissora tem o Grammy, o ACM Awards e o Tony Awards. A FOX, que é a casa do Miss Universo desde 2015, tenta agregar alguma premiação de peso desde que o NAACP Image Awards foi para a NBC, em 2011. Fora isso, transmite eventos de menor peso, como o Teen Choice Awards, que é de sua propriedade.
Especialistas em negociação de direitos de eventos e jornalistas especializados em televisão acham que é mais interessante a NBC preservar os Golden Globes do que perdê-los para a concorrência. A audiência da premiação de janeiro último (19 milhões de telespectadsores, de acordo com a Nielsen Media Research) já é uma justificativa para que a HFPA saia de seu silêncio em relação a quem vai transmitir os Globes nos Estados Unidos. De acordo com a HFPA, 236 países e territórios assistem aos Golden Globes. E a perna americana de geração é essencial para que o mundo inteiro saiba quem vence nas áreas de cinema e televisão.
A NBC tem os direitos de transmissão dos Golden Globe Awards desde 1993, mediante acordos com a HFPA e sua produtora, a Dick Clark Productions. A importância de uma rede aberta gerar os Golden Globes nos Estados Unidos e de lá passá-los para o mercado internacional é extrema. Com ou sem emissora, as datas dos Globes de 2019 já saíram:

23/7/2018 (2ª feira)
Abertura de site para submissões de programas e filmes

31/10/2018 (4ª feira)
Fim do prazo de inscrição nas categorias de cinema e televisão

21/11/2018 (4ª feira)
Prazo final de envio das cédulas de indicação pela Ernst&Young

1º/12/2018 (sábado)
Último dia para exibições de filmes

2/12/2018 (domingo)
Último dia para coletivas de filmes
Prazo final de devolução das cédulas de indicação à Ernst&Young

5/12/2018 (5ª feira)
Anúncio dos indicados ao 76º Golden Globe Awards

17/12/2018 (2ª feira)
Envio das cédulas finais de votação aos membros da HFPA

2/1/2019 (4ª feira)
Devolução das cédulas finais de votação à Ernst&Young

6/1/2019 (domingo)
76ª festa de Entrega dos Golden Globe Awards

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Cinema, Eventos, Premiações e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s