Escolha de Bangcoc como sede do Miss Universo 2018 expõe derrota politica de Chavit e Duterte e o desespero dos filipinos


Queda de Wanda Teo no comando do DOT só agravou a situação

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Erik de Castro/Reuters/27.01.2017


A decisão da Miss Universe Organization de escolher Bangcoc como sede da 67ª edição do concurso de Miss Universo, no dia 16 de dezembro, evidenciou um dos pontos fracos das tentativas filipinas de levar o certame, mesmo que fosse para sediá-lo em outro país. Quem acompanhou as tratativas do empresário Chavit Singson, 76, com governos da China, Coreia do Sul e Vietnã sabe o rolo que isso iria dar. Só o fato de Singson ter negócios na Tailândia já despertou o interesse de um grupo rival de Singson (ou parceiro deste) de assumir o ônus de fazer a capital tailandesa receber o principal concurso de beleza do mundo pela terceira vez, a primeira desde 2005.
Só o custo político do escândalo que derrubou a então chefe do Departamento de Turismo das Filipinas (DOT), Wanda Teo, foi suficiente para Paula Shugart acender, ainda em Manila, e na frente de Singson, o barril de pólvora que explodiria com as denúncias de favorecimento de Teo a um de seus irmãos na TV pública filipina. A chegada de Bernadette Putyat ao DOT, além de enterrar a sede filipina do Miss Universo 2018, também colocou um complicador nas chances da candidata do país, Catriona Gray, 24, ficar entre as favoritas diretas ao título. De acordo com a 15ª avaliação parcial que o TV em Análise Críticas divulgou no domingo (8), Catriona aparece na quinta colocação. Mas sua sobrevida no top 5 poderá ser ameaçada a depender de notas a serem apuradas nos concursos nacionais a serem realizados a partir desta sexta-feira (13), em Malta, até a primeira quinzena de outubro.
Muitos missólogos filipinos não souberam ou ainda não sabem digerir a aceitação de uma derrota, principalmente quando envolve a escolha de uma sede do Miss Universo. Por preço inferior, a gestão de Puyat no DOT aceitou que as Filipinas recebam em janeiro de 2019 o Mister Mundo e um concurso feminino de menor importância, o Miss Intercontinental. Salvou-se a dinheirama que seria gasta na organização do Miss Universo. Os US$ 16 milhões que os filipinos iriam investir agora passam a ser usados pelos tailandeses. Esse é o ponto.
A birra de Bernadette Puyat em relação à sede do Miss Universo neste e em anos futuros ao invés de ajudar Catriona no concurso de 2018 só deverá atrapalhá-la. Há candidatas de melhor nível que Catriona Gray. Só o fato de ter sido finalista em outro concurso internacional de beleza não quer dizer nada, nem coisa nenhuma. O excesso de confiança de certas candidatas como Catriona cria uma aura de orgulho, que as destrói. Não é no grito que se resolvem negócios como uma sede de Miss Universo, cujo contrato já está a caminho. Resta esperar a coletiva de anúncio formal do certame para ver se os ânimos se acalmam.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Podres poderes, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s