Miss Brasil perde 4% na média domiciliar no PNT em relação a 2016 e 2017, mas público cresce 1,4% nos dois últimos anos


Capital de Estado da nova Miss Brasil tem segunda maior média nos 15 medrcados

Da redação TV em Análise

Rodrigo Trevisan/Organização Miss Brasil Universo/Divulgação/26.05.2018


Ao contrário do que se pensava, Manaus não agregou a maior média domiciliar entre as 15 praças do Painel Nacional de Televisão (PNT) da Kantar Ibope Media nos números finais do Miss Brasil 2018. Acossado pela cobertura da greve dos caminhoneiros, o concurso caiu duas colocações em relação ao ano passado na relação dos 10 programas mais vistos da Rede Bandeirantes na sua semana de exibição – da oitava em agosto de 2017 para a décima na semana encerrada em 27 de maio. A transmissão do concurso, feita das 22h30 do sábado (26) à 0h25 do domingo (27) foi vista por 763 mil telespectadores, registrando média individual de 1,1 ponto.
A eleição da candidata do Amazonas, Mayra Dias, 26, alcançou 3,2 milhões de telespectadores nos 15 mercados regulares do PNT. No ano passado, a eleição da piauiense Monalysa Alcântara, 19, alcançou 3,1 milhões de telespectadores. No entanto, a Polishop, de acordo com o jornal Meio & Mensagem, aforma que o Miss Brasil 2017 alcançou 15 milhões de telespectadores, incluídas as praças especiais, como Teresina, cidade natal de Mona. Praças especiais são aquelas em que a medição de audiência não é regular. Ocorre num intervalo de três a seis meses. Com esse cômputo, nas contas da Polishop, o Miss Brasil teve média nacional de 3,5 pontos. Como argumento, o alcance do concurso através das mídias sociais, fora a transmissão televisiva, que passou inócua.
A panela de pressão que a própria Polishop botou para influenciar e pressionar os jurados preliminares a classificarem Mona direto entre as 16 semifinalistas, no grupo das Américas, sem a angústia de um wild card, foi suficiente para que os ataques racistas que sofreu de alguns descerebrados missológicos ganhassem manchetes policiais e fizessem Pia Wurtzbach corar ao colocá-la entre as 10 semifinalistas em traje de gala no Miss Universo 2017. E tal cantilena deve se repetir com Mayra no Miss Universo 2018. Veja os números

NÚMEROS NACIONAIS DO MISS BRASIL 2018
Mercado Média individual Telespectadores Alcance individual Média domiciliar Domicílios
PNT 1,1 763.164 3.260.794 2,4 596.752

BASE DE CÁLCULO
Cada ponto equivale a 693.786 telespectadores em 248.647 domicílios nas praças de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre
Fonte: Kantar Ibope Media

Em relação ao Miss Brasil 2017, o Miss Brasil 2018 teve crescimento de 0,81% no número de telespectadores, mas teve uma queda de 0,9% no número de domicílios ligados. No alcance individual, o crescimento acumulado desde que a Kantar Ibope incluiu o Miss Brasil no radar do PNT em 2016 é de 10,83%. A média individual, se manteve estável, mas a domiciliar acumula queda de 4%, tanto num período como no outro. Detalhes na tabela abaixo

EVOLUTIVO DO MISS BRASIL 2018 NO PNT ANTE 2017 E 2016
Ano Média individual Telespectadores Alcance individual Média domiciliar Domicílios
2016 1,1 752.622 2.942.068 2,5 602.215
2017 1,1 757.032 3.165.770 2,5 614.255
2018 1,1 763.164 3.260.794 2,4 596.752
Evolutivo 2017 Estável 0,81 3,00 -4 -2,84
Evolutivo 2016 Estável 1,40 10,83 -4 -0,90

Na medição domiciliar por praça, Fortaleza foi a que teve maior evolução em comparação ao Miss Brasil 2017 (300%). A maior queda de domicílios ligados no Miss Brasil entre 2017 e 2018 ocorreu em Vitória. Na capital capixaba a queda de domicílios ligados no certame foi de 68,18%. O fato de o Ceará ser o Estado da terceira colocada, Teresa Santos, 19, contribuiu para que a Grande Fortaleza tivesse esse grande peso na evolução da audiência domiciliar por mercado. Em Salvador, capital do Estado da seguida colocada, Maria Isabel Santos, 19, nada a comemorar: a audiência do Miss Brasil por lá caiu 34,78% em relação ao ano passado. Já em Manaus, capital do Estado da nova Miss Brasil, houve uma queda menor, de 16,98%, mas nada que impedisse a cidade de ter a segunda maior média nos 15 mercados do PNT. Agora, perdeu a ponta para Belém., que apesar de não ter tido o Estado de que é capital classificado entre as 15 semifinalistas, agregou peso enorme à mensuração final da Kantar Ibope para o Miss Brasil 2018. Outros dados de mercados locais estão na tabela abaixo

A AUDIÊNCIA DO MISS BRASIL 2017 POR PRAÇA
Posição Mercado Média domiciliar Evolução %
1 Grande Belém 6,9 7,81
2 Manaus 4,4 -16,98
3 Grande Florianópolis 3,9 30
4 Grande Fortaleza 3,7 300
5 Grande Recife 3,6 38,46
6 Grande Curitiba 3,6 33,33
7 Grande Porto Alegre 3,2 -27,27
8 Grande Campinas 2,8 -3,70
9 Grande Goiânia 2,7 12,5
10 Grande São Paulo 2,2 4,76
11 Grande Belo Horizonte 2,1 -16
12 Grande Rio 1,5 -11,75
13 Grande Salvador 1,5 -34,78
14 Brasília e Entorno 1,3 -53,57
15 Grande Vitória 0,7 -68,18

Fonte: Kantar Ibope Media

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Datamisses, Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Numb3rs, Projetos especiais e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s