Canal de afiliada da RedeTV! no PI fica a 262 km de Teresina de acordo com decreto do governo Dilma, assinado em 2013


Com concessão em Santa Quitéria do Maranhão, O Dia TV vai ocupar canal 23 a partir desta sexta-feira (18)

Da redação TV em Análise

Reprodução/TV O Dia


Um arcabouço jurídico fez com que uma concessão em Santa Quitéria do Maranhão (MA) virasse a nona emissora de televisão aberta de Teresina (oitava só na capital piauiense). O decreto 13.644, de 28 de agosto de 2013, assinado pela então presidenta Dilma Rousseff e pelo então ministro das Comunicações Paulo Bernardo, deu essa outorga à OCAN Comunicação Digital SE Ltda. A empresa tem sede na avenida Francisco Matarazzo, 232, ap. 151, no bairro da Água Branca, na zona oeste de São Paulo.
Em 2009, a Ocan participou de uma concorrência para o canal 46 de Aracaju, que deveria retransmitir a programação do SBT. A Ocan também tem uma concessão em Cotia (região metropolitana de São Paulo), que retransmite a TV Século 21, ligada à Igreja Católica, no canal 59. Em Santa Quitéria, a Ocan passou o canal para o Sistema O Dia de Comunicação explorá-la a 262 km dali, na cidade de Teresina, capital do Piauí. É essa concessão que, a partir desta sexta-feira (18), passa a exibir, no canal 23, a O Dia TV, afiliada da Rede TV!.
Entre as atividades declaradas pela Ocan, estão a de produção de filmes para publicidade, atividades de produção cinematográfica, atividades de televisão aberta e atividades de rádio. Nada se conhece sobre seus donos.
Inicialmente, a O Dia TV iria ocupar o canal 19, da Rádio e Televisão do Piauí, mas o decreto presidencial alterou os planos do Sistema O Dia, fundado em 1951 a partir do jornal de mesmo nome. Em 1981, o grupo colocou no ar a primeira rádio FM do Piauí. Nos anos 2000, o Sistema O dia chegou a manter uma afiliada da TV Gazeta de São Paulo na antiga operadora de TV por assinatura JET TV, comprada depois pela NET Serviços, que a mexicana América Móvil comprou das Organizações Globo e do Grupo RBS.
A O Dia TV será a 52ª emissora da Redee TV!, formada em novembro de 1999 a partir da aquisição, pelos empresários Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, das cinco concessões que pertenciam à extinta Rede Manchete no Rio de Janeiro (canal 6), São Paulo (9), Belo Horizonte (4), Recife (6) e Fortaleza (2). Com a transferência das concessões, autorizada pelo então ministro Pimenta da Veiga, no segundo desgoverno de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a sede da nova rede foi transferida do Rio de Janeiro para São Paulo. De início, a Rede TV! evitou a capital paulista (onde manteve a torre da Rua Bruxelas, no Sumaré), optando por se instalar em Barueri. Atualmente, sua sede fica em Osasco.
Antes mesmo de sua inauguração, a O Dia TV já retransmite a programação nacional da Rede TV! em fase de testes. De acordo com o portal P8, as transmissões tem apresentado instabilidades. Já com vistas ao encerramento das transmissões analógicas, no dia 30, a O Dia TV vai ocupar o canal 23.1. No entanto, a imagem mostra o canal 23.2.

P8/Reprodução/Captura de Tela/16.05.2018

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Mídia regional e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s