Richelle Singson é a maior interessada em causar confusão entre Trump e Duterte, já não bastassem as tarifas do aço


Levar a sede do Miss Universo 2018 para a China seria a maior aberração em meio à crise com o líder Xi Jinping

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Reprodução/Facebook/Richelle Louise Singson-Michael


A recente viagem de diretores da Miss Universe Organization à cidade chinesa de Hancheu para uma possível assinatura de contrato de realização da 67ª edição do concurso de Miss Universo pode ter sido prejudicial à imagem da arquiteta filipina Richelle Louise Singson. Filha do empresário Chavit Singson, Richelle integrou a comitiva de diretores da MUO que esteve na China para visitar os locais que as possíveis 92 candidatas deverão percorrer, inclusive o palco da final televisionada. Muitos sabem que a China continental, comunista, adota uma política de censura em relação à Internet, daí o fato dessa visita ter sido reportada por um site filipino e, a partir dele, ter ganho as mídias sociais.
É extremamente irresponsável pensar que um país que tolhe a liberdade de expressão e persegue dissidentes vá se meter a sediar o Miss Universo logo num mau momento das relações econômicas com os Estados Unidos, vivido após a determinação do presidente Donald Trump de sobretaxar o aço semiacabado importado de países como a própria China e as Filipinas da família Singson. Além do governo de Xi Jinping, Trump tenta arrumar encrenca com o amigo Rodrigo Ruterte, que preside as Filipinas desde junho de 2016. As próprias Filipinas são exportadoras de aço semiacabado, como o que é usado para fabricar as cadeiras dos técnicos do The Voice.
A inconsequência desse povo da Miss Universe Organization parece encontrar resistência em Trump, que já foi seu proprietário. Na Casa Branca, Trump está fazendo o que pode para barrar o negócio na Endeavor com os chineses. Usa como argumento a sobretaxa do aço, mas a revolta de governos estrangeiros tem se mostrado suficiente para Paula Shugart armar o bote para sair de Manila e de lá ir para Hancheu. A presidenta da MUO tenta separar política de negócios e o tem feito direito. A ação entre amigos de Shugart, Singson e do vice-presidente de negócios Shawn McClain serve como uma provocatória clara a Trump: vamos fazer o Miss Universo na China, nem que sua porta-voz gorda não nos deixe.
É a China do capitalismo que a Miss Universe Organization, a IMG e a FOX querem mostrar ao mundo. Não a China dos ideais comunistas de Mao Tse-Tung, Deng Xiaping e Xi. Tampouco a China que bota na cadeia atores como Christian Bale, que se atrevem a visitar dissidentes em Pequim, capital do país, na companhia de jornalistas da CNN. A mesma China que foi mostrada no Victoria’s Secret Fashion Show de novembro último, gravado em Xangai. A China do C-pop, das heranças milenares e da gastronomia. A China que, em 2022, irá receber as Olimpíadas de Inverno, no Ninho de Pássaro. A China que, desde 2003, é íntima do Miss Mundo e já recebeu uma edição do Miss Beleza Internacional.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Artigos, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s