Metade das 92 candidatas nacionais já previstas para o Miss Universo 2018 estará eleita ou aclamada até o final de agosto


Números poderão subir à medida que coordenações marcarem novas datas

Da redação TV em Análise

Gabe Ginsberg/Getty Images/16.11.2017


A confirmação de 31 concursos nacionais até o final de agosto deverá preencher metade do quadro de 92 candidatas nacionais previstas para a 67ª edição do concurso de Miss Universo, prevista de início para o dia 16 de dezembro. De acordo com a Miss Univedrse Organization, marcaram datas as coordenações da Nicarágua, Nepal,Rússia, Croácia, Costa Rica, Serra Leoa, Ilhas Virgens Americanas, Nova Zelândia, Equador, Maurício, Brasil, Estados Unidos, México, África do Sul, Coreia do Sul, Albânia, Laos, Angola, República Tcheca, Armênia, Namíbia, Grã Bretanha, Bolívia, Santa Lícia, Áustria, Ucrânia, Israel, República Dominicana, El Salvador, Islândia e Noruega.
No entanto, o contingente poderá ser engrossado por novas datas ainda a serem marcadas por algumas coordenações, como a do Canadá, que tem emplacado classificações consecutivas nos dois últimos anos. O grande cordão, no entanto, deverá ser puxado entre setembro e outubro, quando Porto Rico e Finlândia realizam seus concursos nacionais. Colômbia e Estônia devem encerrar o calendário de certames no dia 12 de novembro. Parte do contingente de 92 candidatas previstas deverá vir de aclamações. E são as aclamações que deverão engrossar a fila de candidatas do Miss Universo 2018, que poderá superar a registrada no ano passado, em Las Vegas. Lá, 92 candidatas disputaram o título vencido pela sul-africana Demi-Leigh Nel-Peters, 22.
Antes da queda da Cortina de Ferro, o Miss Universo se valia de colônias francesas e inglesas e bantustões sul-africanos para tentar engrossar o grupo de candidatas, prejudicado pela ausência de países do leste europeu e da China continental. Taiwan, sede do Miss Universo em 1988, e Hong Kong, que recebeu o concurso em 1976, foram meros disfarces. Potências do Sudeste Aiático como Laos e Camboja se juntaram ao Vietnã, à Tailândia, a Myanmar, à Malásia, a Cingapura, à Indonésia e às Filipinas para fecharem o cinturão regional do concurso a partir de 2017. No concurso de 2018, a China já contará com sua vizinha do norte, a Mongólia, para formar com Coreia e Japão e “eixão asiático”. Juntos, esses países tem sete títulos de Miss Universo.
Depois que a Endeavor assumiu a gestão do concurso, em 2015, o Miss Universo tem tentado dar ares de liberalidade com alguns países considerados inimigos pelos Estados Unidos no campo diplomático. A entrada do Iraque no Miss Universo 2017 foi esse exemplo. Sem os dedos de Donald Trump nas costas, Paula Shugart passou a ter mais autonomia para decidir os rumos do concurso e definir que países passariam a ser aceitos, não pelas conveniências comerciais do dono de plantão, mas pelas necessidades que o Miss Universo tem de marcar presença. Em termos de direitos televisivos, o Miss Universo vai bem obrigado se comparado à malha de distribuição que tinha em 1985. Quando a 34ª edição do concurso ocorreu em Miami Beach, no dia 15 de julho de 1985, o Miss Universo foi visto em apenas 45 países e territ[orios. Hoje é exibido em 213, em 34 idiomas.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Datamisses, Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s