464 km separam as cidades natais das duas sul-africanas que venceram o concurso de Miss Universo entre 1978 e 2017


Caminho de Sedgefield à Cidade do Cabo é marcado pela vista do mar

Da redação TV em Análise

Roger de la Harpe/Getty Images


Ligadas pela rodovia N2, as cidades de Sedgefield, terra natal da Miss Universo 2017, Demi-Leigh Nel-Peters, 22, eleita há duas semanas em Las Vegas, e Cidade do Cabo, terra natal da Miss Universo 1978, Margaret Gardiner, 58, tem seu caminho marcado pela forte presença do mar no seu caminho. Da eleição de Gardiner na noite de 24 de julho de 1978, em Acapulco (México) à de Demi-Leigh, se passaram 14.370 dias e um caminho espinhoso que incluiu uma suspensão da África do Sul do concurso de Miss Universo por dez anos, de 1985 a 1994.
Depois de 4h51min de viagem pela N2, se chega de carro à cidade natal de Demi-Leigh Nel-Peters. Situada na Rota Jardim, Sedgefield foi elevada à condição de cidade em 1929, nas terras de uma antiga fazenda. Sua população de acordo com o censo de 2011 era de 8,286 habitantes. Os brancos compões 42,8% da população local. Negros africanos representam 24,8% e pessoas de cor 28,9%.
As primeiras famílias começaram a chegar ao vilarejo em 1921. O nome da cidade é uma homenagem à cidade inglesa de mesmo nome, da qual veio o pai do dono da fazenda que daria origem à cidade de Demi-Leigh. A fazenda Ruigtevlei (nome original de Sedgefield em africâner), foi comprada pela viúva de lorde Charles Somerset após sua morte, em 1978, e dividida em oito lotes. Kate Maurice herdou a fazenda do irmão após sua morte, em 1901. Ela vendeu a fazenda em 1911 para Salmon Terblans. Uma parte da fazenda Sedgefield foi vendida depois como Middelplaas, mas foi reincorporada em 1926.
Entre 1921 e 1928, uma ferrovia foi construída integrando a cidade da Miss Universo 2017 ao resto da África do Sul. Uma biblioteca foi aberta em 1962 e a cidade cresceu durante quatro décadas graças a seu distrito central de negócios, com supermercados, farmácias, dentre outros estabelecimentos. O serviço de água potável foi estabelecido através de uma fonte. A chegada do Congresso Nacional Africano ao poder tirou de Sedgefield o status de autoridade local independente. A cidade passou a fazer parte da municipalidade de Knysna. A decisão encontrou forte oposição dos moradores.

Wilderness Bush Camp

A área central de Sedgefield e a ilha chamada de Extensão 1 formam parte da área original da cidade. Desde então, as extensões de Smutsville, Sizamile, Groenvallei, Myoli Beach e Cola Beach foram adicionadas para prover residências para cerca de 8 mil habitantes tirados de Sedgefield. O turismo e a agricultura familiar são as principais fontes da economia da cidade da segunda sul-africana a levar a coroa de Miss Universo em quase quatro décadas. Uma de suas principais atrações é o mercado comunitário de Wild Oats.
No campo esportivo, um campo de golfe, uma quadra de tênis e um campo de rugby atraem um significativo número de moradores afastados da cidade. Entre as atrações naturais, está o Gericke’s Point, que abriga espécies de leões e dunas protegidas, que incluem plantações de Fynbos e espécies de aves raras.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Cidades, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s