Cinco países que competiram no Miss Universo 2016 correm o risco de ficar fora do concurso Miss Universo 2017, em PHX


Dinamarca, Sri Lanka, Suíça e Uruguai não agendaram datas de certames. Polônia tenta solução para enviar candidata

Da redação TV em Análise

Ted Alibe/Getty Images/26.01.2017


A 82 dias da realização a 66ª edição do concurso de Miss Universo, cinco países – Dinamarca, Polônia, Sri Lanka, Suíça e Uruguai – que competiram no Miss Universo 2016 correm o risco de ficar fora da disputa de 2017, prevista para acontecer em Phoenix (Arizona). De acordo com a Miss Universe Organization, esses países são considerados desistentes da disputa porque não agendaram as datas de seus concursos nacionais até o fim do prazo concedido às coordenações para manifestar interesse em competir, que acabou no dia 31 de agosto. 95 países e territórios já manifestaram interesse em participar do certame, mas 82 deles estão garantidos, inclusive o Brasil
Das coordenações nacionais citadas, a Polônia negocia uma saída para poder manter-se na disputa, que não produziu consenso algum até agora. Dentro da coordenação do Miss Polônia, o clima é de apreensão com a decisão tomada pela MUO de marcar o Miss Universo 2017 para o dia inicialmente trabalhado para a etapa nacional, 26 de novembro. As tentativas de antecipar o concurso fracassaram. Corre-se o risco de o país do leste europeu ficar fora do Miss Universo pela primeira vez desde 1989, quando não enviou candidata. Em 28 participações, iniciadas em 1958, a Polônia classificou cinco candidatas entre as semifinalistas ou finalistas, o que equivale a um aproveitamento de 17,85%. A Polônia não tem classificação no Miss Universo desde 2012. Em Pasay (Grande Manila, Filipinas), no concurso de 30 de janeiro, o país foi representado por Izabella Krzan.
Já o caso da Dinamarca é mais grave: a prisão de diretores da organização Face of Demnark, no início de fevereiro, pode ameaçar seriamente a participação do país escandinavo no concurso pela 16ª vez. Para piorar, a miss de 2016, Christina Mikkelsen, teve o título cassado após as acusações de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro na Guiné Equatorial terem se tornado públicas. Ela se diz vítima de chantagem. Em 49 participações no Miss Universo, a Dinamarca obteve oito classificações, o que equivale a um aproveitamento de 16,32%. A melhor classificação do país foi o segundo lugar de Aino Korwa, em 1963, em Miami Beach. Ela perdeu a disputa para a gaúcha Ieda Maria Vargas, que deu ao Brasil o primeiro título de Miss Universo da era moderna.
Até o final de outubro, 24 coordenações nacionais agendaram as datas de seus concursos nacionais e outras 13 estão com datas em aberto. Elas se juntarão às 58 que já elegeram ou indicaram candidatas. Com esses números, o Miss Universo 2017 deverá bater o recorde de candidatas, com 95 inscritas. O recorde atual de candidatas do Miss Universo foi estabelecido em 2011 em São Paulo e repetido em 2012, em Las Vegas. Em ambas as ocasiões, 89 candidatas competiram. Hungria, Itália, Quênia e Tanzânia, que estavam ameaçadas de não competir, confirmaram suas intenções de disputar o concurso.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s