A menos de seis meses de sua realização, televisão brasileira dá as costas para a Olimpíada de Inverno da Coreia de 2018


Para a Globo, PyeongChang não existe

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Chung Sung-Jun/Getty Images/17.12.2016


Um ano após a realização da Olimpíada de Inverno do Rio de Janeiro (foi de Verão para enganar os incautos por causa da chuva e para inglês ver), as televisões brasileiras, exceção feita às do Grupo Globo, começam a sentir na carne a ausência já decretada da Olimpíada de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, cujo início ocorrerá daqui a 164 dias. A Record, que transmitiu os jogos de 2010 (Vancouver, com exclusividade) e 2014 (Sochi, já com a companhia da Globo e da Band), deve pular fora. Fechou seu departamento de esportes e mandou embora vários profissionais. No Grupo Bandeirantes, o ambiente é de pessimisno em relação a um eventual acordo de transmissão da Band aberta com o Comitê Olímpico Internacional. A repetição de acordo nos moldes do que se fez para o Rio 2016 se torna cada dia mais impossível.
Na prática, a depressão olímpica de inverno na mídia brasileira já começou. Mesmo que a patinadora Isadora Williams, 21, obtenha classificação, será muito difícil consertar um estrago que a Rede Globo e o Sportv fizeram um ano antes do Rio 2016, com um acordão de mídia para todas as Olimpíadas, válido até 2032. Querem enfiar goela abaixo BBB, novela pornográfica e Carnaval da pior espécie, com sambas-enredo bancados por ditaduras africanas, governadores corruptos e empresas metidas até à medula nas Operações Lava Jato e Zelotes e ligadas ao PCC do Eduardo Cunha e ao golpe parlamentar.
Mesmo que o Brasil tenha sido convidado de forma oficial pelo COI, é muito difícil imaginar qualquer televisão mandar equipes para PyeongChang para cobrir ou narrar os jogos de inverno de 2018. O ambiente é de total pessimismo. Fora Isadora Williams, o país não tem único atleta de ponta em esportes de inverno. Seleção nacional de hóquei no gelo? Esquece. Sequer temos uma preparada. Para piorar, o hóquei que temos é o de quadra, tipo o de Sertãozinho. Passa longe de qualquer disputa com Estados Unidos, Rússia, Noruega e Canadá. Se pisarem por aqui, os caras da NHL terão de jogar em quadras de madeira, não adaptadas para hóquei no gelo (e sem essa visão). Triste Bahia.
Para a Rede Globo de Televisão, Ano 1 da Criança Brasileira, PyeongChang não passa de apenas mais uma cidade da Coreia do Sul, pauta de documentários de seus canais pagos e de Globo Repórter destinada a mostrar receita de bolo. Na Globo, Olimpíada de Inverno se resume àquela velha piada do Chico Anysio (1931-2012): jogos de lençol, colcha e cobertor. No Sportv, a despeito do acordo com o COI, nenhuma movimentação com vistas à transmissão dos Jogos, que poderão ser previa importantíssima de sua Engenharia para o deslocamento de equipes para a Copa da Rússia, meses mais adiante.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Esportes, Eventos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A menos de seis meses de sua realização, televisão brasileira dá as costas para a Olimpíada de Inverno da Coreia de 2018

  1. Ghostorochi disse:

    Eu gostava quando a Record e Band transmitiam as Olimpíadas, gostava principalmente pq não era a Globo, eu detesto essa emissora manipuladora de massas que é a Globo. Esse ano pelo visto, vou ter que procurar algum lugar na net pra assistir as Olimpíadas de inverno. Gostei do seu texto João.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s