Apesar de médias domiciliar e individual estáveis, número de telespectadores do Miss Brasil 2017 cresce no PNT ante 2016


Concurso alcançou 3,1 milhões de telespectadores

Da redação TV em Análise

Matias Borgström/Organização Miss Brasil Universo/19.08.2017


Os números nacionais de audiência do Miss Brasil 2017 liberados pela Kantar Ibope Media no final da tarde desta terça-feira (22) mostraram um sinal de crescimento da etapa brasileira do Miss Universo desde que a empresa decidiu tornar públicas em seu site informações semanais dos 10 programas mais vistos por rede nos 15 mercados componentes no ano passado. Na Band, o Miss Brasil 2017 caiu da oitava para a nona posição do top 10 de audiência do Painel Nacional de Televisão no período de 14 a 20 de agosto.
Transmitido das 22h30 do sábado (19) à 0h20 do domingo (20), o Miss Brasil 2017 foi visto por 757.032 telespectadores e teve média individual de 1,1 ponto – a mesma do Miss Brasil 2016. No alcance individual, item que vai pesar para comparar o Miss Brasil a outros concursos nacionais cujas audiências já foram apuradas pelo TV em Análise Críticas, o certame teve 3,1 milhões de telespectadores. Outros detalhes na tabela abaixo

NÚMEROS NACIONAIS DO MISS BRASIL 2017
Mercado Média individual Telespectadores Alcance individual Média domiciliar Domicílios
PNT 1,1 757.032 3.165.770 2,5 614.255
BASE DE CÁLCULO
Cada ponto equivale a 688.211 telespectadores em 245.702 domicílios nas praças de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre
Fonte: Kantar Ibope Media

Em relação ao Miss Brasil 2016, o concurso de 2017 teve crescimento tímido no número de telespectadores e de domicílios ligados, mas deslanchou um pouco no alcance individual. As médias individual e domiciliar se mantiveram estáveis. Detalhes na tabela abaixo

EVOLUTIVO DO MISS BRASIL 2017 NO PNT ANTE 2016
Ano Média individual Telespectadores Alcance individual Média domiciliar Domicílios
2016 1,1 752.622 2.942.068 2,5 602.215
2017 1,1 757.032 3.165.770 2,5 614.255
Evolutivo Estável 0,58 7,60 Estável 1,99

Na medição domiciliar por praça, Florianópolis foi a que teve maior evolução em comparação ao Miss Brasil 2016 (328,57%). A maior queda de domicílios ligados no Miss Brasil entre 2016 e 2017 ocorreu em Belo Horizonte. Na capital mineira a queda de domicílios ligados no certame foi de 32,43%. Vitória, cidade natal da terceira colocada, Stephany Pim, teve crescimento de 57,14% na média domiciliar do Miss Brasil. O peso do “Team Pim” nas redes sociais foi decisivo para esse arranque na televisão da capital capixaba. Em Porto Alegre, capital do Estado da seguida colocada, Juliana Mueller, o crescimento de domicílios ligados no certame foi de 25,71% em relação ao ano passado. Outros dados de mercados locais estão na tabela abaixo

A AUDIÊNCIA DO MISS BRASIL 2017 POR PRAÇA
Posição Mercado Média domiciliar Evolução %
1 Grande Belém 6,4 33,33
2 Manaus 5,3 -3,63
3 Grande Porto Alegre 4,4 25,71
4 Grande Florianópolis 3,0 328,57
5 Brasília e Entorno 2,8 250
6 Grande Curitiba 2,7 35
7 Grande Campinas 2,7 -15,62
8 Grande Recife 2,6 -10,34
9 Grande Belo Horizonte 2,5 -32,43
10 Grande Goiânia 2,4 50
11 Grande Salvador 2,3 -25,80
12 Grande Vitória 2,2 57,14
13 Grande São Paulo 2,1 -12,5
14 Grande Rio 1,7 -10,52
15 Grande Fortaleza 1,3 18,18
Fonte: Kantar Ibope Media

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Datamisses, Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Numb3rs, Projetos especiais e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s