Intenção era comemorar os 20 anos da vitória de Brook Lee em Miami Beach
Da redação TV em Análise
Com KHON-TV

Neal S. Blaidsell Center/Divulgação
Antes de Las Vegas assumir a sede e Manila desistir de sediar a 66ª edição do Miss Universo, Honolulu chegou a negociar a realização do concurso, mas o Departamento de Serviços Empresariais da cidade constatou que a Neil S. Blaisdell Arena, com capacidade para 8.800 espectadores, não atendia aos requisitos pedidos pela Miss Universe Organization para acolher os equipamentos de palco e transmissão do concurso. A prefeitura foi contatada pela MUO em maio para a realização do Miss Universo 2017, no dia 26 de novembro.
A prefeitura chegou a um acordo para o uso da arena por duas semanas e da sala de concertos por uma semana, mas a direção da MUO disse que a capacidade estrutural da arena para suportar os cenários virtuais de estruturas gigantescas era insuficiente. Esse fator foi determinante para que Honolulu perdesse a candidatura para sediar o certame. A cidade sediara o Miss Universo 1998, no Stan Sheriff Center, com capacidade para 10.300 espectadores, que sequer foi considerada pela WME/IMG para realizar o certame deste ano. A prefeitura respondeu que a capacidade de equipamentos de palco na Blaisdell Arena não foi empecilho para que artistas como Mariah Carey, Janet Jackson e Bruno Mars, este natural do Havaí, cantassem lá.

Chris Beenacchi/AFP/Getty Images/16.05.1997
O Havaí comemora os 20 anos da vitória de Brook Mahealani Lee tanto no Miss USA quanto no Miss Universo. A sede do concurso desde ano em Honolulu seria uma maneira de os havaianos comemorarem esse feito. Mas o fato de Julie Kuo, candidata do Estado ao Miss USA 2017, não ter obtido classificação entre as 10 semifinalistas, foi agravante para que Honolulu perdesse para Las Vegas a sede do Miss Universo 2017. Lá, o concurso ocorrerá no MGM Grand Garden Arena.
A reportagem da KHON, afiliada da FOX em Honolulu, tentou entrar em contato com os diretores da Miss Universe Organization, mas os pedidos de perguntas não foram respondidos. Em um e-mail enviado à Autoridade de Turismo do Havaí na quarta-feira (26), a presidenta da MUO, Paula Shugart, expressou sua decepção com a decisão.