O que se deve aprender das contas de indicações ao 69º Emmy

Kevin Winter/Getty Images/13.07.2017
Praticamente vencida a loucura pela definição da data do Miss Universo 2017, gradativamente volta a se respirar alguma coisa do meio televisivo já pensando no 69º Primetime Emmy. E, naquele método que os leitores que me acompanham desde a época do Notícia da TV, gradativamente vamos destrinchando as coisas do Primetime Emmy nas semanas que antecedem à sua realização, mesmo que no sábado que vem tenha de fazer um necrológio do esporte olímpico um ano após a Rio 2016. Mas vamos tocar o barco.
Como finalmente pude ter acesso às contas de indicações ao “Oscar do horário nobre americano”, marcado para 9, 10 e 17 de setembro, dá para dizer que o empate na liderança entre Westworld e Saturday Night Live apenas mostra uma importante medição de forças entre o mais antigo programa de esquetes e o oba-oba momentâneo em torno de um Joãozinho Trinta do faroeste futurista repensado pela HBO, a partir de um filme de 1973. De parte dos jurados, se percebeu uma sintonia com o que os sindicatos de janeiro decidiram.
Atrás das 22 indicações de Westworld e SNL, vem a lógica de que a minissérie biográfica Feud: Bette and Joan iria para a disputa com as 18 indicações nas quais acabaria entrando. Jessica Lange inclusa, Susan Sarandon inclusa. Alfred Molina incluso. E Sarah Paulson? Ficou fora. Kathy Bates? Nem na cédula de submissão apareceu. No empate, Stranger Things apenas confirmou o poder de fogo da Netflix para emplacar um produto palatável para indicação. House of Cards e Orange is the New Black é o seu passado.
No passeio de contas, Veep, graças a Julia Louis-Dreyfus, conseguiu segurar a dianteira de indicações entre as séries cômicas, com 17. Vice dianteira, levando em conta o SNL do qual Julia já foi aluna. Com 16 indicações, Big Little Lies é uma pedra para Feud no campo das minisséries de telefilmes. Todas as quatro principais atrizes – Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Shailene Woodley e Laura Dern – estão indicadas. Para não dizer que não falei das flores, This is Us, prestes a estrear na FOX, tem 11 indicações. Até sábado.
Publicação simultânea com o TV+Vida do Jornal Meio Norte deste sábado (29/7)