Wanda Teo alegou falta de condições para receber os dois eventos ao mesmo tempo
Da redação TV em Análise

Peter Askinas/WME/IMG/Getty Images/14.01.2017
As Filipinas não irão mais sediar a 66ª edição do concurso de Miss Universo, prevista para o dia 28 de novembro. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (22), em Makati (região metropolitana de Manila) pela chefe do Departamento de Turismo (DOT, na sigla em inglês), Wanda Teo, 64.
Uma das justificativas apresentadas por Wanda é a coincidência de datas do cronograma de atividades das 84 candidatas previstas com a cúpula da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), que ocupará todo o efetivo da Polícia Nacional das Filipinas, do próprio DOT e de outros órgãos do governo. A conferência será realizada entre os dias 10 e 14 de novembro.
Para a organização do Miss Universo 2016 nas Filipinas, cuja final ocorreu no dia 30 de janeiro, na Mall of Asia Arena, em Pasay (Grande Manila), foram gastos US$ 11 milhões (cerca de R$ 33 milhões) vindos da iniciativa privada. O governo do presidente Rodrigo Duterte, 72, não permitiu a utilização de recursos públicos, o que facilitou a vida de corporações como Universal Enteertaiment, LCS Group, SM Lifestyle, Philippine Airlines e Solar Entertainment. No entanto, para que o Miss Universo 2017 ocorresse no país, Wanda Teo submeteu a decisão final de organizar o certame ou não a Duterte, que deu a resposta negativa, que será oficializada aos diretores da Miss Universe Organization.
A opção filipina para sediar o Miss Universo 2017 era o Araneta Coliseum, em Quezon (também na região metropolitana de Manila). Para apressar a realização do Miss Universo 2017 para ainda neste ano, a MUO já providencia a realização do certame em Las Vegas, cidade que tem servido de tapa-buracos para desistências de outros países desde 2010. Três locais já estão sendo sondados – o The AXIS do Planet Hollywood Resort and Casino (sede em 1991, 1996, 2012 e 2015), o Mandalay Bay Events Center (sede em 2010) e a novíssima T-Mobile Arena (que chegou a ser cotada para receber o Miss Universo 2016, antes da oferta filipina). A decisão final deverá sair em agosto.
Pingback: Último concurso nacional do Miss Universo 2017 será no dia 26 de novembro na Polônia e sucessora de Iris Mittenare deverá ser conhecida no dia 17 de dezembro, em Las Vegas | TV em Análise Críticas