Kantar Ibope não divulga audiência de horário nobre dos 15 mercados do Painel Nacional em seu site desde 19 de maio


Medida afeta informações sobre as audiências dos boletins que a Band veicula com candidatas a Miss Brasil 2017

Da redação TV em Análise

Organização Miss Brasil Universo/Divulgação/31.05.2017
Gravação do boletim da candidata potiguar Milena Balza, que não teve sua audiência nacional divulgada


Tida como uma das principais pilastras de transparência desde que o grupo inglês WPP assumiu a Ibope Media, em maio de 2015, a divulgação dos dados de audiência de horário nobre dos 15 mercados componentes do Painel Nacional de Televisão (PNT) não vem sendo realizada pelo site da Kantar Ibope Media desde a sexta-feira, 19 de maio. Não há explicação oficial da companhia para ter interrompido de forma tão abrupta a divulgação do único meio possível de saber quantos telespectadores assistiam a determinado programa no horário nobre na faixa das 20 às 22h30.
De acordo com o ajuste de ponto feito pela Kantar Ibope em 1º de janeiro, casa ponto passou a equivaler a 688.211 telespectadores em 245.702 domicílios nos mercados de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Fortaleza, Recife, Salvador, Belém, Manaus, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. No único panorama de audiência que o TV em Análise Críticas publicou da audiência nacional dos boletins com as candidatas eleitas nos Estados para o Miss Brasil 2017, publicado em 18 de maio, o material do Mundo Miss tinha tido média individual de 0,3 ponto e registrado 222.265 telespectadores, representando uma queda de 14,35% no número de telespectadores em relação aos quatro primeiros boletins do Projeto Miss 2016.
Depois que a Kantar Ibope parou de divulgar a audiência nacional de horário nobre em seu site através de relatos semanais, a Band veiculou os boletins das candidatas do Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia, entre os dias 20 de maio e 10 de junho. Os dados nacionais dos boletins Mundo Miss desde então tem sido sistematicamente escamoteados pela empresa medidora. Desde então, tem saído na imprensa apenas números consolidados relativos a alguns mercados, como São Paulo, Rio e Recife.
O TV em Análise Críticas pede explicações públicas à Kantar Ibope Media para a suspensão abrupta dos relatos semanais de audiência do horário nobre nos 15 mercados do PNT. Até agora, não foram divulgados os dados de horário nobre nos períodos de 15 a 21 de maio, 22 a 28 de maio e 29 de maio a 4 de junho. Espera-se, ao menos, a divulgação, ainda nesta semana, dos dados relativos ao horário nobre entre os dias 5 e 11 de junho e que estes não fiquem restritos apenas ao top 10 de cada rede. A restrição dos dados nacionais aos top 10 de cada rede fere o livre acesso à informação e a liberdade de expressão que se tenta fazer no país, no momento que o governo golpista e ilegítimo de Michel Temer e Sua Quadrilha corta direitos consagrados aos trabalhadores e trabalhadoras.

Anúncios

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Datamisses, Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Numb3rs, Projetos especiais e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s