Sem American Idol, FOX passará a ter no concurso de Miss Universo sua aposta mais importante de eventos não esportivos para as próximas mid-seasons e janeiros


Concurso de 2017 estará sujeito às intempéries de datas a serem provocadas pelas Olimpíadas de Inverno da Coréia

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Ted Alibe/AFP/Getty Images/29.01.2017


A 65ª edição do concurso de Miss Universo agora é história. Muito do que se planificou, produziu e fez, a FOX tomou parte nas decisões chave, principalmente no horário de sua realização. Com a tradição de fazerem o concurso de manhã, para agradar ao horário nobre americano, os filipinos deram ao Miss Universo 2016 uma importante mostra de como planificar direito um concurso de beleza. Mas, virando a página para a geradora americana do concurso, esta tem nas suas mãos a partir de agora a responsabilidade e o cajado de dar a seus telespectadores um evento que preencha o vazio deixado com o fim do American Idol, em abril do ano passado. Para a presidência de Paula Shugart na Miss Universe Organization da WME/IMG, esta será uma tarefa difícil e árdua. Principalmente levando-se em conta o planejado para as próximas edições do Miss Universo, que doravante terão de obedecer a um mês fixo – janeiro.
A verificação das “datas voadoras” do Miss Universo de 1987 a 2015 é um problema que a ~WME/IMG pretende corrigir de uma vez por todas. Com o Miss USA já consolidado em junho/julho e o Miss Teen USA em agosto, resta agora à MUO tentar adequar a realização do Miss Universo às intempéries de datas que o ciclo de premiações da mid-season sofre de quatro em quatro anos, dede 2010, com a realização das Olimpíadas de Inverno, geralmente em fevereiro (os jogos de PyeongChang, Coreia do Sul, ocorrerão de 9 a 25). Isso custa à marcação do Oscar para o primeiro domingo de março e a antecipação do Grammy para o último domingo de janeiro. Em cadeia, o SAG Awards acaba antecipado para o último sábado de janeiro. Noves fora as mudanças que sindicatos técnicos fazem.
Com o contrato de longa duração com o apresentador Steve Harvey valendo, a FOX tentará apostar na sua imagem irreverente e ao mesmo tempo controversa para exercer, ainda que por uma noite, o papel que por anos foi de Ryan Seacrest – cativar as massas, mesmo que de forma mais contida em termos de audiência. Fazer do Miss Universo o programa número 1 da televisão norte-americana da noite em que for transmitido, mesmo que para isso tenha de enfrentar as programações regulares da CBS, casa do concurso de 1960 a 2002, lastreadas em programações roteirizadas. É óbvio que o Miss Universo 2016 teve na sua mensuração de audiência americana quase que o mesmo número de telespectadores de um episódio regular dos Simpsons. Mas, e se marcarem o Miss Universo 2017 para o dia 14 de janeiro de 2018, depois de um jogo divisional da NFL? É aí que a coisa deverá pegar altamente pesado. A ver.

Anúncios

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s