Exibição americana do Miss Universo 2016 na FOX registra segundo pior público desde 1974, mas mantém média e share domiciliar estáveis em relação a 2015


Emissora liderou entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos

Da redação TV em Análise

Ted Alibe/AFP/Getty Images


Nos Estados Unidos, a exibição da 65ª edição do concurso de Miss Universo registrou o segundo pior público desde o início da série histórica da Nielsen Media Resaerch, em 1974. As três horas do evento, transmitidas pela FOX, tiveram 5,21 milhões de telespectadores e registraram média de 3,5 e share domiciliar de 6 pontos. No entanto, a despeito da derrota no quadro domiciliar para a programação regular da CBS, casa do certame de 1960 a 2002, o Miss Universo 2016 fez a FOX liderar a audiência entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, com média de 1,5 e share de 5 pontos. Para a FOX, tal vitória já é um aquecimento para a transmissão que fará do Super Bowl LI, no próximo domingo (5).
Na comparação com os números registrados em 2015, a FOX teve uma queda discreta de 7,29% no número de telespectadores, mas manteve estáveis a média e o share domiciliares. No entanto, desde 2010, quando ainda estava na NBC, o concurso teve uma perda acumulada de 14,02% no número de telespectadores. Nem a troca de controle acionário do certame, em setembro de 2015, conseguiu estancar essa fuga de telespectadores. Desde 1974, as perdas de público do Miss Universo já chegam a 85,35% no mercado americano. O histórico detalhado das audiências que o Miss Universo teve nos Estados Unidos desde 1974 está na tabela abaixo

Data Espec (em milhões) Rede Média Share Dom (em milhões)
20/7/1974 35.58 CBS 24.7 54 16.35
19/7/1975 32.70 CBS 22.4 50 15.34
10/7/1976 36.39 CBS 24.3 53 16.91
16/7/1977 27.31 CBS 19.6 45 13.96
24/7/1978 34.58 CBS 25.0 43 18.23
19/7/1979 32.18 CBS 22.7 42 16.91
7/7/1980 37.84 CBS 24.1 40 18.39
20/7/1981 35.17 CBS 25.4 44 19.76
26/7/1982 * CBS 24.7 43 20.13
11/7/1983 34.71 CBS 22.6 38 18.83
9/7/1984 34.49 CBS 21.2 36 17.77
8/7/1985 30.17 CBS 20.3 35 17.23
21/7/1986 32.53 CBS 21.2 37 18.21
26/5/1987 * CBS 15.5 24 13.55
23/5/1988 21.61 CBS 15.7 24 13.91
26/5/1989 13.36 CBS 9.6 15 8.68
15/4/1990 21.22 CBS 14.4 24 13.26
17/5/1991 20.66 CBS 13.9 26 12.94
8/5/1992 14.02 CBS 9.5 17 8.75
21/5/1993 14.87 CBS 9.9 18 9.22
19/5/1994 11.87 CBS 8.5 16 8.01
12/5/1995 9.17 CBS 6.6 12 6.30
17/5/1996 11.92 CBS 8.3 15 7.98
16/5/1997 13.17 CBS 9.8 18 9.54
12/5/1998 12.26 CBS 8.7 14 8.50
26/5/1999 10.96 CBS 8 13 7.97
12/5/2000 8.61 CBS 6.1 11 6.11
11/5/2001 8.27 CBS 5.8 11 5.91
29/5/2002 11.34 CBS 8.1 13 8.51
3/6/2003 12.07 NBC 7.9 13 8.42
1º/6/2004 10.48 NBC 6.9 11 7.48
30/5/2005 9.19 NBC 6.1 10 6.72
23/7/2006 9.65 NBC 6 10 6.62
28/5/2007 7.23 NBC 4.5 8 5.01
13/7/2008 6,71 NBC 4,1 7 *
23/8/2009 5,84 NBC 2,1 6 *
23/8/2010 6,06 NBC 3,8 6 *
12/9/2011 5,3 NBC 1,6 4 *
19/12/2012 6,1 NBC 3,9 6 *
9/11/2013 3,76 NBC 0,9 2 *
25/1/2015 7,6 NBC 4,9 8 *
20/12/2015 5,62 FOX 3,5 6 *
29/1/2017 5,21 FOX 3,5 6 *

NOTA:
Os dados de 2006-11 são para audiência ao vivo/gravada, todos os anos anteriores são de audiência ao vivo;

Siglas e abreviaturas utilizadas: Espec-Espectadores (em milhões); Dom-Domicílios (em milhões)
(*)Dado não disponível

Anúncios

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s