Principal investidor do Miss Universo 2016 nas Filipinas, Chavit Singson disputou o Senado em 2007, mas perdeu


O dono da chave do cofre que deu US$ 11 milhões para as Filipinas levarem a sede atua em seis setores

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

The 65th Annual Miss Universe Competition/Divulgação


Capaz de arrumar encrenca com a mídia, o empresário Luis Crisologo Singson, 75, melhor conhecido pelo apelido de Chavit, conseguiu o que para outros países candidatos a sediar o Miss Universo desde o início dos anos 2000 seria impossível: captar uma rede de investidores do Sudeste Asiático para pagar à Miss Universe Organization a taxa salgada de US$ 11 milhões pela organização da 65ª edição do concurso de Miss Universo, que acontece daqui a 25 dias, na Mall od Asia Arena, em Pasay (região metropolitana de Manila). Antes da confirmação oficial de Pasay como cidade-sede da disputa, Chavit insinuou para jornalistas que a edição de 2016 do Miss Universo estava cancelada, mas foi desmentido por funcionários do Departamento de Turismo (DOT, na sigla em inglês). Muito antes de pegar as chaves da organização do Miss Universo 2016, Chavit Singson já foi de tudo, de governador de província – a natal Ilocos Sur – a candidato fracassado ao senado filipino, nas eleições gerais de 2007.
Nascido em 21 de junho de 1941 na cidade histórica de Vigan, Chabit é o segundo filho mais velho de José Singson e Caridad Crisologo. Estudou no Colégio de San Juan de Letran, na capital, Manila, e se formou em Comércio. As famílias da parte de pai e mãe de Chavit dominaram a política de Ilocos Sur. Entre aa décadas de 1960 e 1970, um violento conflito entre as duas famílias marcou Ilocos. Chavit considerou seu tio, Floro Crisologo, como mentor da crise. Desde então, as tensões dos dois lados cessaram.
Filiado ao partido Nacionalista, Chavit Singson governou Ilocos Sur por quatro vezes, a última delas entre 30 de junho de 2010 e 30 de junho de 2013. A figura da filha, a arquiteta Richelle Singson, foi altamente decisiva para que as empresas do pai levassem a melhor na captação de investimentos privados para o Miss Universo 2016. É de Richelle a concepção artística das arquibancadas do certame. E também é de sua responsabilidade a presidência do Comitê Organizador da Sede Filipina (PHC, na sigla em inglês), que compreende além da LCS, integrantes da Universal Entertainment, Solar Entertainment e SM Group.
Antes do Miss Universo, Chavit teve papel significativo na revolução de 2009, que tirou o presidente Jose Estrada do poder e no caso conhecido como Hello Garci, envolvendo a ex-presidenta Gloria Aroyo. Nessa época, Estrada estava preso. As empresas da LCS atuam nas áreas de agricultura, aviação, mineração, energias renováveis, mídia e varejo.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Força da Grana, Jóia da coroa, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Principal investidor do Miss Universo 2016 nas Filipinas, Chavit Singson disputou o Senado em 2007, mas perdeu

  1. Pingback: Conheça o iate oficial das candidatas ao Miss Universo 2016 | TV em Análise Críticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s