Por Miss Brasil, Band encerra venda de horários para Polishop


Medida visa evitar ‘conflito de interesses’

Da redação TV em Análise

Luvas Ismael/Organização Miss Brasil Universo/27.09.2016
Candidata ao Miss Brasil 2016 testa produto da Polishop, que já alugou horários na Band


Até antes de assumir a gestão do concurso de Miss Brasil, em novembro de 2015, a empresa de televendas Polishop era uma das maiores locatárias de horários da Rede Bandeirantes. Chegava a ocupar manhãs inteiras de sábado e domingo com suas vendas de produtos. Mas com a chegada da Polishop ao comando do Miss Brasil e da representação brasileira no Miss Universo, essa relação mudou de forma radical: desde então, a Polishop cessou os infomerciais que veiculava na Band, inclusive em dias úteis. Os espaços que antes estavam reservados à Polishop foram ocupados por programação própria (Jornal Bandnews, 2ª a 6ª) ou adquirida pela Band junto a distribuidoras internacionais (infantis de sábado e domingo).
Com a mudança nas relações com a Polishop, a Band passou a restringir ainda mais o número de locatários em sua programação nacional. Por sua grade diária passam os seguintes concessionários: Petrobras, Igreja Universal do Reino de Deus, Ministério Verdade é Vida, Congregação Vitória em Cristo, Farmácias Pague Menos, Igreja Internacional da Graça de Deus e Game Phone. O levantamento não inclui os espaços arrendados localmente por emissoras próprias ou afiliadas, pois a conta varia de praça para praça. De acordo com um executivo da Band ouvido pela reportagem do TV em Análise Críticas, o encerramento de contratos de locação à Polishop para facilitar a compra por parte desta do Miss Brasil que era de sua propriedade desde setembro de 2011 visou evitar um “conflito de interesses” entre a inquilina do Miss Brasil, principalmente acusações de locar horários para tentar se valer destes para promover o Miss Brasil e suas etapas regionais de forma direta ou indireta.
Coordenadores estaduais já vinham manifestando preocupação com uma superexposição excessiva da marca da Polishop fora do período dos eventos ligados ao Miss Brasil e a seus concursos. Sob condição de anonimato, uma fonte do Comitê Nacional de Coordenadores de Concursos de Beleza (CNCCB) informou que a empresa iniciou diálogos para esclarecer a diferenciação entre a instituição do concurso de Miss Brasil da empresa Polishop. Os coordenadores foram instruídos a informar que seus concursos tinham o patrocínio nacional da Polishop, com o apoio de empresas locais. Era o que preconizava o Manual de Ética e Operações usado no ciclo de eventos do concurso Miss Brasil 2016, que abrigou 25 concursos e duas aclamações de candidatas previamente indicadas.
A Band transmite o Miss Brasil desde 2003, mas só começou a promover o concurso em 2012. Em novembro de 2015, a emissora foi mantida como transmissora oficial da etapa brasileira do Miss Universo, mediante cessão de exploração comercial da marca Miss Brasil para a Polishop. Desde 2009, a empresa acumula mais de 200 reclamações nos órgãos estaduais de defesa do consumidor, parte delas por propaganda enganosa.

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Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
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