Horário de início do Miss Universo 2016 nas Filipinas vira motivo de discórdia na Internet


De acordo com o DOT, certame começa às 5h da manhã do dia 30 de janeiro de 2017. Já para a Wikpedia, começa às 9h, já com tráfego pesado e bolsa de valores funcionando

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Miss Universe Organization/Divulgação/20.12.2015

O anúncio oficial das Filipinas sediarem a 65ª edição do concurso de Miss Universo gerou uma onda de dúvidas na Internet acerca de seu horário de início. Para a maioria dos sites e também o Departamento de Turismo do país (DOT, na sigla em inglês), o concurso começa às 5h do dia 30 de janeiro de 2017, pelo horário de Pasay, cidade da região metropolitana de Manila que vai sediar o certame. No entanto, de acordo com o notado em trecho do verbete anglófono do certame na Wikipedia, o certame começa bem depois, às 9h, já com o comércio aberto e a bolsa de valores local, a Philippine Stock Exchange (PSE) em pleno movimento de negócios.
Não sei até que ponto o Miss Universo 2016 vai interferir nas cotações do índice PSEI (Philippine Stock Exchange Index) ou vai deixar de interferir. Mas o fato é que a confusão já está armada para os lados do DOT e da Miss Universe Organization, que terão de aparar essa difícil aresta quando a titular da pasta, Wanda Teo, desembarcar em Nova York no sábado (5), para a assinatura do contrato para a organização do concurso na segunda-feira (7). Óbvio que o press-release da FOX vai ajudar em alguma coisa, mas não vai adiantar de nada: o horário já foi decidido pelo DOT para atender demandas de emissoras europeias interessadas em transmitir o certame ao vivo.
Pelo exposto na Wikipedia, o concurso começaria em Paris à 1h da segunda-feira, 30 de janeiro de 2017, em horário desagradável para a maioria das emissoras do velho continente. A experiência de fazer o Grande Prêmio de Cingapura da Fórmula 1 à noite é um bom exemplo de como as redes europeias sabem ser exigentes com a veiculação de certos eventos na conveniência de seus horários. Fazer o Miss Universo 2016 de madrugada na Grande Manila, para emissoras como RTE (irlanda), Paris Première (França), RTS (Eslováquia), LBC (Líbano) e Channel One (Rússia), será um grande negócio. Fará o concurso internacional servir de escada de exposição para seus concursos nacionais, realizados ao longo do próximo ciclo. Uma vitória europeia em horário nobre seria um grande feito. E é o que as parciais do TV em Análise Críticas tem demonstrado com a candidata da França, Iris Mittenaere, líder até à 22ª rodada.
Pelo plano do DOT, o Miss Universo 2016 vai entrar nas casas europeias a partir das 22h, pelo horário de Paris e Bratislava, 23h em Atenas e 0h da segunda-feira (30/1), em Moscou. Já na Índia, o certame entrará às 3h30 pela hora de Mumbai. Dificilmente vai ter gente dormindo caso a candidata local, Roshmita Harimurthy, chegue a se classificar entre as 15 semifinalistas, o que será muito difícil de acontecer.
É no horário brasileiro de verão que reside a grande incógnita a partir de agora. Com que horário o Miss Universo 2016 vai ser transmitido afinal? 19h ou 23h? E em Itaberaba da Miss Brasil Raíssa Santana? 18h ou 22H? Com que horário vai se organizar foguetório caso a baiana do Paraná da Lava Jato chegue entre as favoritas ao título, como apontam algumas projeções independentes de missólogos? A dúvida final está nas mãos da MUO e do DOT, que saberão dar a resposta calmante à Turner Broadcasting System, dona do canal pago TNT, e à rede aberta que vier a transmiti-lo no lugar da Band.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Eventos, Jóia da coroa, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Horário de início do Miss Universo 2016 nas Filipinas vira motivo de discórdia na Internet

  1. Pingback: Nas Filipinas, Miss Universo 2016 está confirmado para as 5h do dia 30 de janeiro de 2017 | TV em Análise Críticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s