Apesar de audiência pífia, repercussão do Miss Brasil no Twitter cresce cerca de 24% em relação a 2015


Antecipação de data e resultado final foram decisivos para impulso, tanto de forma positiva quanto de forma negativa

Da redação TV em Análise

Lucas Ismael/Organização Miss Brasil Universo/Divulgação/01.10.2016
Eleição de Raíssa Santana “puxou” tweets da etapa brasileira do Miss Universo

Apesar da audiência decepcionante no Painel Nacional de Televisão (752.622 telespectadores, média individual de 1,1, alcance de 2.942.068 indivíduos, média domiciliar de 2,5 e 602.215 domicílios sintonizados), o concurso Miss Brasil 2016 guarda um registro positivo, ao menos no que diz respeito às atividades sociais no Twitter. De acordo com dados da Kantar Ibope Media liberados no início da noite desta quarta-feira (5), a etapa brasileira do Miss Universo 2016, transmitida pela Band entre as 22h42 do sábado (1º) e 0h33 do domingo (2) registrou um crescimento de 23,81% no número de tweets em relação ao Miss Brasil 2015, primeira edição do certame que contou com a mensuração de redes sociais feita pela empresa.
O número de impressões sobre o certame teve um salto de 233,80% em comparação ao concurso de 2015, vencido pela gaúcha Marthina Brandt, que acabou entre as 15 semifinalistas do Miss Universo 2015, realizado em Las Vegas. A vitória da paranaense Raíssa Santana, 21, que já iniciou preparação para competir no Miss Universo 2016, marcado para o dia 30 de janeiro de 2017 (noite do dia 29, pelo horário de Brasília), em Pasay (região metropolitana de Manila, capital das Filipinas), primeira afrodescendente a levar a coroa depois de três décadas, foi um importante catalisador para esse crescimento astronômico do qual nem mesmo a patrocinadora master do certame, a Polishop, conseguiu dar conta. Uma tropa de choque foi mobilizada no domingo das eleições municipais (2) para dar conta dos reposts de artistas acerca do feito de Raíssa, nascida na Bahia, não ao acaso, Estado natal da última vencedora do Miss Universo pelo país, Martha Vasconcelos, em 13 de maio de 1968, em Miami Beach (região metropolitana de Miami).
Por outro lado, o número de autores únicos caiu 30,36% – de 41.500, desabou para 28.900. A proximidade do Miss Brasil 2016 com as eleições para prefeitos e vereadores, antecipada em 20 de fevereiro em matéria publicada pelo TV em Análise Críticas, pode ter prejudicado uma maior repercussão do certame nas redes sociais (foi vice-líder de repercussões, atrás apenas dos debates para prefeito que 93 das 124 afiliadas da Rede Globo tinham programado junto à Justiça Eleitoral para a noite da quinta-feira, 29 de setembro, antevéspera do certame). A antecipação do Miss Brasil 2016 para a véspera da eleição municipal também pode ter causado esse impacto negativo solitário. Abaixo, a tabela com os dados detalhados

Data Impressões
(em milhões)
Autores únicos
(em milhares)
Tweets
(em milhares)
Evolução
(em %)
18/11/2015 7,1 41,5 110
1º/10/2016 23,7 28,9 136,2 23,81
Fonte: Kantar Ibope Media

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s