Por reprise do final de Velho Chico, Band tira Miss Brasil 2016 da zona de medição de horário nobre da Kantar Ibope


Concurso sofreu atraso de 22 minutos em seu início em relação ao horário inicialmente prometido pela emissora

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Celso Tavares?EGO
Soberania de certame na audiência do Twitter está ameaçada

A Band descumpriu a promessa de levar ao ar o concurso Miss Brasil 2016 na faixa das 22h20 do sábado (1º), como chegou a anunciar em seus telejornais e redes sociais. No dia 21 de setembro, o TV em Análise Críticas publicou matéria acreditando que a emissora cumpriria com o que foi prometido. Por pressão de sua parceira nos direitos esportivos e na cessão de artistas para apresentar a etapa brasileira do Miss Universo 2016, não o fez. Em cima da hora, a Band mandou espichar um compêndio de esquetes do Mr. Bean para não começar o certame na faixa prometida para constar no boletim de audiências de horário nobre do Painel Nacional de Televisão publicado todas as quintas-feiras pela Kantar Ibope Media. Começou o concurso às 22h42, já depois do fim da reprise do último capítulo da novela Velho Chico, da Rede Globo que provém a Band de UEFA Champions League e eventos FIFA. E o terminou à 0h33 deste domingo de eleição municipal (2), para a qual a vencedora Raíssa Santana, 21, representante do Paraná, e as outras 26 misses estaduais já seguiram.
Os dados consolidados da audiência do concurso na região metropolitana da Grande São Paulo, principal catalisador para as decisões do mercado publicitário brasileiro, serão liberados pela Kantar Ibope aos órgãos de imprensa no início da tarde desta segunda-feira (3). A partir da divulgação destes, poderá ter-se uma dimensão do que poderá vir à frente na terça-feira (4), quando a empresa postará em seu site as listas dos 10 programas mais vistos nos 15 mercados do PNT – São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre – agrupadas por emissora. É aí que vai residir a segunda principal preocupação da Band, A terceira virá na quarta-feira (5), quando sair o Kantar Twitter TV Ratings (KTTR). É aí que mora o perigo. Na transmissão de ontem, a quantidade de tweets foi muito baixa – às 23h34, chegou a ser de apenas 18.300 (bem menos que em realities como Masterchef e X-Factor Brasil, figurinhas fáceis de liderança nesse setor).
No ano passado, o Miss Brasil foi líder de repercussões na medição de tweets da Kantar Ibope. Registrou 7,1 milhões de impressões, audiência única de 529 mil internautas, 110 mil tweets e 41.500 autores únicos. A preocupação com esses parcos dados apontados na transmissão do Miss Brasil 2016 é com um eventual vexame do concurso no ponto no qual sempre se manteve forte desde o surgimento das redes sociais há dez anos. A começar do Twitter. Entre os concursos estaduais do ciclo do Miss Brasil 2016, o Miss São Paulo e o Miss Rio Grande do Sul asseguraram a quarta colocação em cada evento. Repito, o problema agora reside é no concurso nacional.

Anúncios

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Nossas Venezuelas, Projetos especiais e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Por reprise do final de Velho Chico, Band tira Miss Brasil 2016 da zona de medição de horário nobre da Kantar Ibope

  1. Pingback: Média de audiência domiciliar do concurso Miss Brasil na Grande São Paulo é a terceira pior desde 1981 | TV em Análise Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s