À la Pia Wurtzbach, Kantar Ibope retarda divulgação de dados nacionais de horário nobre


Números passarão a ser divulgados na segunda-feira da semana seguinte à exibição de cada programa citado

Da redação TV em Análise

Binibining Pilipinas/Divulgação/17.04.2016


Modelo já é adotado por filial filipina do instituto

Depois de uma euforia inicial com a aceleração dos números dos 15 mercados – São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Bel~em, Manaus, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre – para efeito de divulgação dos 10 programas mais vistos de cada uma das cinco principais redes nacionais – Globo, SBT, Record, Band e Rede TV!, nesta ordem, a empresa Kantar Ibope Media decidiu colocar um freio de mão na divulgação dos dados de audiência apresentados em seu site. Desde a semana da 1º a 5 de agosto, o instituto tem obedecido ao seguinte esquema: na terça-feira, é feita a divulgação dos 10 programas mais vistos de cada rede nos 15 mercados, na quarta-feira, entram os dados da Kantar Twitter TV Ratings, que mede a repercussão dos 10 conteúdos mais importantes de TV aberta na rede social. As quintas-feiras são reservadas para o ranking dos cinco programas mais vistos nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo, envolvendo todos os canais VHF dessas praças, incluindo emissoras menos vistas como TV Brasil, CNT (Rio de Janeiro), TV Gazeta e TV Cultura (São Paulo).
Tecnicamente, os dados da audiência do horário nobre das 15 praças sairiam nas sextas-feiras, mas a Kantar Ibope, para dar maior precisão às mensurações, optou pela divulgação na segunda-feira seguinte à semana de exibição. A medida já é adotada pela Kantar Media das Filipinas. Um exemplo pode ser tomado do concurso Binibining Pilipinas 2016, realizado no domingo, 17 de abril, que teve seus dados liberados na segunda-feira seguinte (25/4). A medida atinge desde já os boletins das candidatas estaduais ao título de Miss Brasil 2016 que a Band veicula nas noites de sábado, desde o dia 6 de junho.

Vazamento x liberdade de expressão

Outro problema que preocupa a Kantar Ibope é o vazamento sistemático de dados sigilosos de audiência restritos em seu site a clientes, entre emissoras e anunciantes. Vários sites vem divulgando de forma irrefreável os dados consolidados dos 15 mercados participantes do Painel Nacional de Televisão, principalmente da Grande São Paulo, principal praça de referência para as decisões do mercado publicitário brasileiro. Na manhã deste sábado (13), o jornalista Felipe Raizer, editor do site CTV Audiência, recebeu notificação judicial da empresa sob a alegação de publicação indevida dos dados sigilosos correlatos aos números consolidados dessas praças e, às vezes, do PNT.
Na carta à Kantar Ibope, publicada no Facebook do CTV Audiência, Raizer esclareceu que os dados reclamados “são divulgados pelas emissoras de televisão (baseadas em cada mercado ou apenas as três mais importantes – Globo, Record e SBT)”. “Não somos o único site de televisão a divulgar tais dados. Há anos, diversos outros meios de comunicação televisiva divulgam os consolidados do instituto”, esclareceu Raizer.
Ainda de acordo com Raizer, “caso todos os sites sejam notificados e retirem o conteúdo do ar, faremos o mesmo”. No entanto, o jornalista avisou que não irá aceitar “nenhuma forma de censura ou parcialidade, vindo de quem quer que seja”.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Numb3rs e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s