Potências do Miss Universo decepcionam na Rio 2016


Até o início do sexto dia de competições, Filipinas de Pia Wurtzbach conquistou apenas uma prata; Venezuela e Porto Rico de múltiplas coroas não conquistaram nada

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

AFP/Getty Images/07.08.2016


Após o acaso de Pia em Las Vegas, um outro orgulho filipino em cena

Forças incontestáveis nas passarelas do concurso de Miss Universo, Venezuela, que tem sete títulos, e Porto Rico, com cinco, tem sido uma negação no quadro de medalhas da 31ª Olimpíada de Verão da Era Moderna, realizada desde a sexta-feira (5) no Rio de Janeiro. Até o início da manhã desta quinta-feira (11), os dois países/territórios não tiveram uma única medalha conquistada. Em compensação, a Colômbia de dois títulos de Miss Universo conquistou duas medalhas – um ouro no levantamento de peso e uma prata no judô.
As Filipinas da atual Miss Universo Pia Wurtzbach, 26, tem até o momento uma medalha de prata conquistada no levantamento de peso. Coube a Hidlyn Diaz, 25, encerrar um jejum de 20 anos sem medalhas para o país na categoria até 53 kg. Conseguiu o feito após levantar 200kg. A exemplo do que ocorrera com Pia em janeiro, uma grande recepção está sendo planejada para Hidlyn no Aeroporto Internacional Ninoy Aquino (NAIA, na sigla em inglês) por seus pais, Eduardo e Emelita, que saíram de Zamboanga City, na província de Davao (1.333 km ao sul da capital, Manila). Será recebida pelo presidente recém-empossado Rodrigo Duterte, 71, principal responsável pela articulação da organização do concurso Miss Universo 2016 no país.
O feito de Hidilyn foi conquistado no domingo (7), na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (zona oeste da capital fluminense). Em toda a história do Miss Universo, as Filipinas possuem 20 classificações entre as semifinalistas, incluindo os três títulos conquistados – 1969, em Miami Beach, por Gloria Diaz, 1973, em Atenas, por Margarita Morán, e 2015, em Las Vegas, por Pia, após um erro grotesco de interpretação do apresentador, que chegara a anunciar o título para a candidata da Colômbia, Ariadna Gutiérrez. Em número de classificações no Miss Universo, as Filipinas estão atrás da Índia (22), Colômbia (32), Brasil (34), Venezuela (41) e Estados Unidos (59). Apesar de estarem empatadas com Porto Rico no número de classificações, as Filipinas levam desvantagem no número de títulos de Miss Universo – três ante cinco. Mas leva vantagem sobre a África do Sul, que tem 20 classificações e apenas um título, conquistado em 1978, em Acapulco, por Margaret Gardiner.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Esportes, Eventos, Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s