As indicações ao 68º Primetime Emmy nas categorias de direção de fotografia


Dois indicados ao 30º American Society of Cinematographers Awards concorrem

Da redação TV em Análise

Eagle Egilsson/ASC/22.02.2016


Um deles é o italiano Crescenzo Notarile, de Gotham

Com escopo de categorias maior que o reservado às categorias de televisão do American Society of Cinematographers Awards, a área de direção de fotografia tem no Primetime Emmy maior espaço, contemplando inclusive segmentos reprimidos na premiação sindical, como realities, programas de não ficção e a divisão de séries entre multi câmera e câmera simples. Do quadro de indicados à 30ª edição do ASC Awards, realizada no domingo, 14 de fevereiro, dois nomes estão presentes: o do italiano Crescenzo Notarile, que obteve indicação por Gotham, e o do americano James Hawkinson, que concorre por The Man in the High Castle. Ambos concorrem por episódios distintos dos que concorreram na disputa sindical. No ASC Awards, Notarile concorreu pelo episódio Scarification, levado ao ar pela FOX no dia 19 de outubro de 2015, a menos de um mês das indicações ao 30º ASC Awards serem anunciadas. O episódio pelo qual Notarile disputa o 68º Primetime Emmy – Azrael – foi levado ao ar no dia 2 de maio, bem em cima do fim da janela de inscrições.

FOX/Divulgação/02.05.2016


Cena do episódio ao qual Notarile concorre ao Primetime Emmy

Outro egresso do quadro de indicações ao ASC Awards para esta edição do “Oscar do horário nobre americano”, Hawkinson disputou a premiação sindical pelo piloto de Man in High Castle, intitulado The New World, apresentado aos assinantes da Amazon Video em 20 de novembro de 2015, junto com o resto da primeira temporada. É por esse episódio que também concorrerá ao 68º Primetime Emmy. Os vencedores das categorias competitivas de direção de fotografia em série de câmera simples, série multi câmera e Minissérie ou telefilme serão conhecidos no sábado, 10 de setembro, no Microsoft Theatre, em Los Angeles. Já as categorias de direção de fotografia em programa de não ficção e reality terão seus vencedores conhecidos apenas no domingo, 11 de setembro, no mesmo local. Abaixo, a lista detalhada de indicados

Direção de fotografia em série multi câmera
Steven V. Silver(*) – Mom (Sticky Hands and a Walk On The Wild Side)
John Simmons(*) – Nicky, Ricky, Dicky & Dawn (Go Hollywood)
Steven V. Silver(*) – The Big Bang Theory (The Convergence Convergence)
George Mooradian(*) – The Soul Man (White Trash)

Direção de fotografia em série de câmera simples
John S. Bartley(*) – Bates Motel (A Danger to Himself and Others)
Graham Frake – Downton Abbey (Episode 9)
Gregory Middleton(**) – Game of Thrones (Home)
Crescenzo Notarile(*)(***) – Gotham (Azrael)
David Kleib(*) – Homeland (The Tradition of Hospitality)
David M. Dunlap – House of Cards (Chapter 45)
James Hawkinson – The Man in the High Castle (The New World)

Direção de fotografia em minissérie ou telefilme
Dana Gonzales(*) – Fargo (Waiting for Dutch)
John Conroy – Luther
Suzie Lavelle(****) – Sherlock: The Abominable Bride
Nelson Cragg – The People v. O.j. Simpson: American Crime Story (From the Ashes of Tragedy)

Direção de fotografia em programa de não ficção
Todd Liebler e Zach Zamboni – Anthony Bourdain: Parts Unknown (Cuba)
Matthew Heineman e Matt Porwoll – Cartel Land
Erich Roland – He Named Me Malala
Huy Truong e Mario Panagiotopoulos – Mapplethorpe: Look at the Pictures
Igor Martinovic e Rachel Morrison – What Happened, Miss Simone?

Direção de fotografia em reality
Dave Reichert, Todd Stanley, Steve Wright, Josh Thomas e Shane Moore – Deadliest Catch (Carpe Diem)
Toby Birney – Intervention (Sierra)
Equipe – Life Below Zero (Breaking Through)
Gus Dominguez – Project Runway (Mad Dash Mayhem)
Equipe – Survivor (Second Chance)
Peter Rieveschl, Alan Weeks, Petr Cikhart, Ryan O’Donnell e Joshua Gitersonke – The Amazing Race (We’re Only Doing Freaky Stuff Today)

(*)Filiado(a) à American Society of Cinematographers – ASC
(**)Filiado à Canadian Society of Cinematographers – CSC
(***)Filiado à Associazione Italiana Autori della Fotografia Cinematografica – AIC
(****)Filiada à Irish Society of Cinematographers – ISC

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Áreas técnicas, Minisséries e telefilmes, Premiações, Reality-shows, Séries e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s