As submissões na categoria de melhor atriz em minissérie ou telefilme do 68º Primetime Emmy


29 atrizes foram inscritas para disputar seis indicações; contingente é o menor entre as categorias de atuação principal do “Oscar do horário nobre americano”

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Suzanne Tenner/FX/Divulgação/03.09.2015


Lady Gaga na lide de American horror Story: Hotel: perigo na pista

A apenas duas categorias do TV em Análise Críticas fechar o giro de submissões nas áreas de atuação da cerimônia principal de entrega do 68º Primetime Emmy, a ser realizada no domingo, 18 de setembro, no Microsoft Theatre, em Los Angeles, dá para se colocar que a área menos atraente em termos de atuação principal é a de atriz em minissérie ou telefilme. O segmento recebeu 30 submissões de 29 atrizes, número esse considerado baixo em comparação às primeiras categorias apuradas entre as mulheres – atriz coadjuvante em série dramática (277), atriz coadjuvante em série cômica (192), atriz em série dramática (81) e atriz em série cômica (64). Entre elas, ainda resta a categoria de melhor atriz coadjuvante em minissérie ou telefilme, mas aí serão outras águas.

Getty Images/10.01.2016


Beijo no troféu e desespero da claque sindical

Das potenciais candidatas a indicação, uma já não é vista com bons olhos pelo sindicato dos atores, o SAG-AFTRA. Não foi à toa que Lady Gaga, 30 anos completos na quarta-feira, 29 de março, acabou escamoteada da área de atriz em série dramática – a que American Horror Story: Hotel foi colocada, ao invés de minissérie. Sua indicação ao Golden Globe de melhor atriz em minissérie ou telefilme ainda assusta a comunidade de atuação até hoje, sobretudo pela “cancela” que Leonardo DiCaprio, 41, fez para simbolizar a reserva de mercado do SAG-AFTRA a músicos que viram atores, como é o caso de Gaga, que ganhou projeção internacional ao cantar no concurso Miss Universo 2008, realizado num resort balneário do Vietnã. Para a calha do SAG-AFTRA que barrou Gaga do quadro de indicados de sua premiação sindical, uma coisa é a Lady Gaga cantora e emplacadora de hits número 1 de estações de rádio e canais especializados em videoclipes e outra a a Lady Gaga atriz, que tenta se formar como uma espécie de Frank Sinatra em versão feminizada pós-moderna. Até o fechamento desta matéria, a vitória de Gaga nos Golden Globes não é aceita por essa gente, tampouco foi assimilada e digerida direito.

FX/Divulgação/18.05.2015


Sarah, Sarah, Sarah Paulson na berlinfa: indicação à vista

Ainda no grupo de potenciais candidatas a indicação está Sarah Paulson, 41, egressa direto de uma ponta AHS: Hotel encerrada ao som de Hotel California, dos Eagles, para The People v. O.J. Simpson: American Crime Story. A interpretação dada à promotora Marcia Clark deu firmeza à atuação de Paulson, digna de um discurso de aceitação a ser meditado a partir da manhã da quinta-feira (14), quando a lista final de seis indicadas for lida no Saban Media Center, em Los Angeles. Estrada de indicações ao Primetime Emmy, Sarah, Sarah, Sarah Paulson tem. E tal biografia não deve ser negada. A despeito de estar mais ligada a Orange is the New Black, Uzo Aduba, 35, também aparece na disputa de atuação em minissérie ou telefilme por Showing Roots, prelúdio da refilmagem da minissérie Roots (batizada no Olimpop bolivariano chamado Brasil como Raízes – nada relacionado a álbum de Martinho da Vila ou samba de enredo da Unidos de Vila Isabel). Também cabe destaque para Kirsten Dunst, 34, da lapa de indicadas de premiações de mid-season por sua atuação em Fargo, minissérie ainda inédita nos canais pagos e serviços de streaming brasileiros. O resto fica no calhau da imprevisibilidade, inclusive a coreógrafa Julianne Hough, 27, inscrita pelo teleteatro Grease Live!. Abaixo, a relação detalhada de submissões ao 68º Primetime Emmy na categoria de melhor atriz em minissérie ou telefilme

Uzo Aduba – Showing Roots
Aidy Bryant – Darby Forever
Dove Cameron – Descendants
Blythe Danner – Madoff
Kirsten Dunst – Fargo
Katie Findlay – Karen Kingbury’s The Bridge
Sarah Gadon – 11.22.63
Maggie Grace – Showing Roots
Sarah Hay – Flesh and Bone
Aisha Hinds – Runaway Island
Julianne Hough – Grease Live!
Felicity Huffman – American Crime
Lily James – War & Peace
Riley Keough – The Girlfriend Experience
Lady Gaga – American Horror Story: Hotel
Alyvia Alyn Lind – Dolly Parton’s Coat of Many Colors
Stefanie Martini – Doctor Thorne
Rachel McAdams – True Detective
Audra McDonald – Lady Day at Emerson’s Bar & Grill
Samantha Morton – The Last Panthers
Sarah Paulson – The People v. O.J. Simpson: American Crime Story
Amber Riley – My One Christmas Wish
Mary Steenburgen – Jim Henson’s Turkey Hollow
Lili Taylor – American Crime
Lorraine Toussaint – Runaway Island
Kerry Washington – Confirmation
Kristen Wiig – A Deadly Adoption
Kristen Wiig – The Spoils Before Dying
Shanice Williams – The Wiz Live!
Afton Williamson – The Breaks

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Atuação, Minisséries e telefilmes, Premiações e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para As submissões na categoria de melhor atriz em minissérie ou telefilme do 68º Primetime Emmy

  1. Pingback: As indicações ao 68º Primetime Emmy nas categorias de música | TV em Análise Críticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s