EXCLUSIVO: Sob a batuta da Band, concurso Miss São Paulo perde 38% de telespectadores entre 2006 e 2015


Números não incluem os dados do concurso Miss São Paulo 2016, realizado na noite deste sábado (28), já sob organização da Polishop

Da redação TV em Análise

Organização Miss Brasil Universo/Divulgação


João Appolinário (entre Mariana Rios e a cacondense que levou a coroa paulista) tem sua primeira herança maldita a assumir da falecida Enter

Nos anos em que esteve sob gestão do Grupo Bandeirantes de Comunicação, o concurso de Miss São Paulo, principal etapa estadual do Miss Brasil válido pelo Miss Universo transmitida pela Rede Bandeirantes, experimentou altos e baixos na audiência registrada nas medições da empresa Kantar Ibope Media na região metropolitana da capital paulista, praça tomada como referência para as decisões do mercado publicitário brasileiro. Em 2008, o concurso até então transmitido pela Rede Bandeirantes em nível estadual, passou a integrar o portfólio de eventos nacionais da emissora. E foi exatamente nesse ano que o concurso paulista do Miss Universo registrou seu maior número de telespectadores no mercado local – 1,2 milhão de telespectadores em 305 mil domicílios, cifra essa que jamais voltou a se repetir até o último ano de gestão direta da Band nos concursos de misses, em 2015.
Sem contabilizar os números prévios do Miss São Paulo 2016, realizado na noite deste sábado (28) no Citibank Hall, o quadro exposto pelo TV em Análise Críticas também mostra uma queda de 29,42% no número de domicílios ligados no concurso de Miss São Paulo nos dez anos em que está na grade da Band (entre 2006 e 2015). Ou seja, de cada 10 telespectadores, quatro deixaram de assistir ao Miss São Paulo na capital do próprio Estado nesse período. Não existem dados relativos à audiência do concurso Miss São Paulo entre os anos de 1983 e 1987, quando foi transmitido pelo SBT como quadro do Programa Sílvio Santos, tampouco a 2000, quando foi transmitido pela antiga Rede Mulher (atual Record News), canal UHF pertencente ao Grupo Record.
Os números consolidados do Miss São Paulo 2016 relativos aos 39 municípios da Grande São Paulo serão divulgados pela Kantar Ibope na manhã desta segunda-feira (30). Já a audiência do certame paulista nos 15 mercados reportados pelo PNT (Painel Nacional de Televisão) sai na sexta-feira (3/6). Abaixo, as estatísticas detalhadas

EVOLUÇÃO DE AUDIÊNCIA DO CONCURSO MISS SÃO PAULO NAS MEDIÇÕES DO IBOPE NA GRANDE SÃO PAULO
Os dados são referentes às edições de 2006 a 2015
Ano Rede Média Telespectadores Domicílios
2006 Band 4,0 704.000 209.200
2007 Band 3,5 624.050 190.400
2008 Band 5,5 1.210.000 305.250
2009 Band 4,0 880.000 233.200
2010 Band 2,0 329.972 116.600
2011 Band 2,0 367.040 116.470
2012 Band 2,0 367.040 120.408
2013 Band 2,8 520.279 173.465
2014 Band 2,2 425.218 143.442
2015 Band 2,2 435.956 147.648

Equivalências de ponto:
2006: 176.000 telespectadores e 52.300 domicílios
2007: 178.300 telespectadores e 54.400 domicílios
2008: 220.000 telespectadores e 55.500 domicílios
2009: 220.000 telespectadores e 58.300 domicílios
2010: 164.986 telespectadores e 58.300 domicílios
2011: 183.520 telespectadores e 58.235 domicílios
2012: 185.000 telespectadores e 60.204 domicílios
2013: 185.814 telespectadores e 61.952 domicílios
2014: 193.281 telespectadores e 65.201 domicílios
2015: 198.162 telespectadores e 67.113 domicílios

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Numb3rs, Projetos especiais e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s