A audiência americana do domingo do 23º Billboard Music Awards, 22 de maio de 2016


Com transmissão costa a costa, premiação perde 22% de telespectadores ante 2015

Da redação TV em Análise

Kevin Winter/Getty Images/22.05.2016


Obrigada! Obrigada!

Com a retomada das matérias de audiência das redes abertas americanas com base na medição domiciliar por parte do TV em Análise Críticas pode-se colocar que a 23ª edição do Billboard Music Awards teve uma audiência significativa – 9,6 milhões de telespectadores, média de 6,1 e share domiciliar de 10 pontos. No entanto, o maior contrapeso veio na média entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos – 3,1 e share de 10, registrando queda de 22% ante a média de 3,8 registrada na premiação do ano passado. Pesou para essa queda a decisão da rede ABC, geradora do evento, de fazer a transmissão ao vivo de costa a costa, a exemplo do que já acontece com os Golden Globes, os Oscars e, mais recentemente, com o Grammy.
No entanto, tal queda não impediu a ABC de liderar o escopo do horário nobre, registrando 8,56 milhões de telespectadores, média de 5,3 e share domiciliar de 9 pontos. Um pouco atrás, a CBS ficou na vice-liderança com 5,91 milhões de telespectadores, média de 4,3 e share de 7. A NBC fechou a noite na terceira colocação com 3,61 milhões de telespectadores, média de 2,4 e share de 4. Por último, a FOX registrou 2,03 milhões de telespectadores, média de 1,3 e share de 2.
No entanto, na faixa 18-49, a ABC teve média superior a de suas concorrentes – 2,6 ante o registrado por FOX (0,9), CBS (0,8) e NBC (0,6). Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:

PRÉ-SHOW

19h

CBS: 60 Minutes (8,06 milhões de telespectadores, 6,2/11 domiciliar)
ABC: America’s Funniest Home Videos – final de temporada (5,43 milhões, 2,6/4)
NBC: Dateline: On Assignment (3,74 milhões, 2,8/5)
FOX: Bordertown – episódio final (1,2 milhão, 0,8/1)/The Simpsons – reprise (1,47 milhão, 0,9/2)

Líder 18-49: America’s Funniest Home Videos (1,2)

DURANTE A PREMIAÇÃO

20h

ABC: 23º Billboard Music Awards (8,22 milhões, 5,6/10)
CBS: 60 Minutes (6,88 milhões, 5,3/11)
NBC: Little Big Shots – reprise (4,47 milhões, 2,8/5)
FOX: The Simpsons – final de temporada (2,54 milhões, 1,6/3)/Bob’s Burgers (2,17 milhões, 1,4/2)

Líder 18-49: 23º Billboard Music Awards (2,7)

21h

ABC: 23º Billboard Music Awards (9,37 milhões, 6,3/10)
CBS: Undercover Boss (4,84 milhões, 3,2/5)
NBC: The Carmichael Show – final de temporada (2,74 milhões, 1,7/3)/Crowded – episódio final (2,14 milhões, 1,4/2)
FOX: Family Guy – final de temporada (2,63 milhões, 1,7/3)/Bob’s Burgers (2,11 milhões, 1,2/2)

Líder 18-49: 23º Billboard Music Awards (3,1)

22h

ABC: 23º Billboard Music Awards (9,01 milhões, 6,5/11)
CBS: Undercover Boss (3,85 milhões, 2,5/4)
NBC: Dateline (3,77 milhões, 2,5/4)

Líder 18-49: 23º Billboard Music Awards (3,1)

NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite

O TOP 10 DAS TV’S PAGAS AMERICANAS NO DOMINGO, 22/5/2016
A lista abaixo se refere aos programas de horário nobre (excetuando-se intervalos comerciais e reprises), transmitidos entre as 19 e 23h (horário da costa leste)
Programa Canal Início Espectadores (em milhhões) Média 18-49
Game of Thrones HBO 21h02 7,890 4,0
NBA – Oklahoma City Thunder 133 x 105 Golden State Warriors TNT 22h01 8,018 3,1
Fear the Walking Dead AMC 21h 4,388 1,9
Inside the NBA Playoffs TNT 22h41 3,417 1,4
Silicon Valley HBO 22h02 1,712 0,9
Preacher – estreia AMC 22h 2,380 0,9
NHL – Pittsburgh Penguins 3 x 4 Tampa Bay Lightning NBCSN 20h08 1,903 0,8
Keeping up with the Kardashians E! 21h 1,554 0,7
Naked and Afraid Discovery 22h 2,096 0,7
NBA – pré-jogo TNT 19h 1,799 0,7

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
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