EXCLUSIVO: Final da 1ª temporada de Shades of Blue na Record é vista por 1,3 milhão de telespectadores no eixo Rio-São Paulo-Recife


Só com os dados das capitais paulista e fluminense, principais pesos para o Painel Nacional de Televisão, drama policial protagonizado por ex-jurada do extinto American Idol perdeu 18,56% de telespectadores em relação à estreia

Da redação TV em Análise

Peter Kramer/NBC/Divulgação/31.03.2016


Audiência de One Last Lie foi 81% menor que exibição americana

Apesar de ter tido um crescimento razoável na terceira semana de exibição, a primeira temporada de Shades of Blue na Rede Record terminou na madrugada da segunda-feira (2) para a terça-feira (3) em baixa em todos os aspectos – média, domicílios e telespectadores ligados. É o que atesta um levantamento exclusivo do TV em Análise Críticas tomando como base os números consolidados divulgados pela empresa Kantar Ibope Media nas duas principais praças de medição no país – as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, que representam um peso importante para a formação do Painel Nacional de Televisão (PNT).
De acordo com o levantamento, o episódio final da primeira temporada, One Last Lie, teve média consolidada de 3,2 nas duas praças, sendo visto por 984 mil telespectadores em 353 mil domicílios. Foi a segunda pior audiência da trama em sua temporada inicial. Ainda assim, tal número acaba se tornando irrelevante ante as médias registradas na primeira (4,3), segunda (3,5) e terceira (3,5) semanas cheias de exibição (segunda a quinta-feira), após a faixa de entretenimento da Record.
Protagonizado pela ex-jurada do extinto American Idol Jennifer Lopez, 46, Shades of Blue teve sua renovação assegurada pela NBC no início de fevereiro para uma segunda temporada. Distribuída internacionalmente pela NBCUniversal International Television Distribution, Shades segue tendo sua primeira temporada reprisada pelo canal pago Universal Channel, nas noites de quinta-feira, às 22h (horário de Brasília). Na comparação com a exibição original americana, no dia 31 de março, a exibição do final da primeira temporada de Shades of Blue teve um público 81,64% menor. Fora dos grandes mercados, o final de Shades registrou no Recife média de 2 pontos e 396 mil telespectadores em 24,8 mil domicílios. Com esses dados, Shades fechou sua primeira temporada na TV aberta brasileira com 1.380.544 telespectadores, número esse que pode aumentar, a depender dos outros 12 mercados participantes do PNT – Campinas, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Fortaleza, Belém, Manaus, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Os números relativos a Rio e São Paulo estão logo abaixo

Data Média GSP Média GRJ Média Geral Evolução (%)
2/5/2016 3,1 3,2 3,2 -5,88(*)
Média/semana 3,1 3,2 3,2 -8,57
Evolução (1º ao 13º episódio) -15,78
Data Espec GSP Espec GRJ Público Geral Evolução (%)
2/5/2016 613.223 371.321 984.544 -13,32(*)
Média/semana 613.223 371.321 984.544 -14,63
Evolução (1º ao 13º episódio) -18,56
Data Casas GSP Casas GRJ Casas Geral Evolução (%)
2/5/2016 215.192 138.707 353.899 -12,82(*)
Média/semana 215.192 138.707 353.899 -14,51
Evolução (1º ao 13º episódio) -18,40
Período Média GSP Média GRJ Média Geral Evolução (%)
11 a 14/4/2016 4,7 3,9 4,3
18 a 21/4/2016 3,9 3,1 3,5 -18,60
25 a 28/4/2016 3,9 3,2 3,5 Estável
2/5/2016 3,1 3,2 3,2 -15,78
Média/temporada 3,9 3,4 3,7
Evolução (semana 1 a 4) -25,58
Período Espec GSP Espec GRJ Público Geral Evolução (%)
11 a 14/4/2016 929.725 452.548 1.382.273
18 a 21/4/2016 776.419 359.717 1.136.136 -17,80
25 a 28/4/2016 781.365 371.972 1.153.337 1,51
2/5/2016 613.223 371.321 984.544 -14,63
Média/temporada 775.183 388.889 1.164.072
Evolução (semana 1 a 4) -28,77
Período Casas GSP Casas GRJ Casas Geral Evolução (%)
11 a 14/4/2016 326.359 169.049 405.308
18 a 21/4/2016 272.211 136.789 409.000 -17,42
25 a 28/4/2016 274.196 139.790 413.986 1,21
2/5/2016 215.192 138.707 353.899 -14,63
Média/temporada 271.989 146.083 418.072
Evolução (semana 1 a 4) -12,68
Equivalências de ponto:
SP: 197.814 telespectadores e 69.417 domicílios
RJ: 116.038 telespectadores e 43.346 domicílios
As duas praças: 313.852 telespectadores e 112.763 domicílios
(*)Ante o episódio anterior
NOTA: Os números dos outros 13 mercados componentes do Painel Nacional de Televisão – Campinas, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre – não foram computados.
Fonte: Kantar Ibope Media

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Numb3rs, Séries e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s