EXCLUSIVO: Em quatro dias, audiência de Shades of Blue na Record cresce 23% no Rio e em São Paulo desde a estreia


Semana de estreia da trama policial de ex-jurada do extinto American Idol teve 1,3 milhão de telespectadores nos dois principais mercados do país

Da redação TV em Análise

Peter Kramer/NBC/Divulgação/21.01.2016


Maior audiência foi verificada no episódio de quarta-feira (13)

A semana de estreia do drama policial Shades of Blue, adquirido pela Rede Record junto à NBCUniversal International Television Distribution e anunciado no evento de programação da emissora para a temporada 2016 realizado na segunda-feira, 29 de fevereiro, na sede da emissora, em São Paulo, registrou números expressivos para a faixa de séries internacionais da madrugada entre os dias 11 e 14 de abril. De acordo com dados da Kantar Ibope Media, apurados, compilados e burilados com exclusividade pela redação do TV em Análise Críticas, os quatro primeiros episódios da trama protagonizado pela ex jurada do extinto American Idol Jennifer Lopez, 46, registraram média de 4,3 pontos nas duas principais praças de referência para o mercado publicitário brasileiro – as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Nessas praças, Shades, que tem outro ex membro da equipe do Idol – o apresentador Ryan Seacrest, 41 – como produtor executivo ao lado de Lopez, teve média de 1,38 milhão de telespectadores por episódio.
Na primeira semana, a maior audiência de Shades of Blue no eixo Rio-São Paulo foi registrada na quarta-feira (13), com média de 5,2 e 1,68 milhão de telespectadores em 602 mil domicílios (referentes ao episódio False Face, False Heart). A menor foi registrada na terça-feira (12), com média de 3,7 e 1,18 milhão de telespectadores em 423 mil domicílios. Da estreia até o episódio da quinta-feira (14), intitulado Who Can Tell Me Who I Am, a evolução de média domiciliar, indivíduos e domicílios ligados foi de 23% na comparação com o piloto, levado ao ar na segunda-feira (11), Veja mais nas tabelas abaixo.
Na sexta-feira, 5 de fevereiro, menos de um mês após sua estreia original americana, a NBC, rede que exibe Shades of Blue nos Estados Unidos, anunciou a renovação da trama para sua segunda temporada. Por lá, os quatro primeiros episódios da primeira temporada da trama registraram 7,15 milhões de telespectadores, na média. Para a Record, ainda restam nove episódios a serem exibidos desta temporada de Shades – o último deles, se o cronograma seguir normalmente, irá ao ar na segunda-feira, 2 de maio, logo após o programa Xuxa Meneghel. Em TV paga, a exibição de Shades of Blue é do Universal Channel, nas noites de quarta-feira, às 22h.

Data Média GSP Média GRJ Média Geral Evolução (%)
11/4/2016 4,0 3,6 3,8
12/4/2016 4,1 3,2 3,7 -2,63
13/4/2016 5,8 4,6 5,2 40,54
14/4/2016 5,0 4,3 4,7 -9,61
Média/semana 4,7 3,9 4,3
Evolução (1º ao 4º episódio) 23,68
Data Espec GSP Espec GRJ Público Geral Evolução (%)
11/4/2016 791.256 417.736 1.208.992
12/4/2016 811.037 371.321 1.182.358 -2,2
13/4/2016 1.147.321 533.774 1.681.095 42,18
14/4/2016 989.070 498.963 1.488.033 -11,48
Média/semana 929.725 452.548 1.382.273
Evolução (1º ao 4º episódio) 23,08
Data Casas GSP Casas GRJ Casas Geral Evolução (%)
11/4/2016 277.668 156.045 433.713
12/4/2016 284.609 138.707 423.316 -2,39
13/4/2016 402.618 199.391 602.009 42,21
14/4/2016 347.085 186.387 533.472
Média/semana 326.259 169.049 495.308
Evolução (1º ao 4º episódio) 23,0
Equivalências de ponto:
SP: 197.814 telespectadores e 69.417 domicílios
RJ: 116.038 telespectadores e 43.346 domicílios
As duas praças: 313.852 telespectadores e 112.763 domicílios
Fonte: Kantar Ibope Media

A explicação para os quatro primeiros episódios de Shades of Blue terem, em parte do Brasil, menos telespectadores em comparação à exibição americana se deve ao fato de a Kantar Ibope Media não ter entregue, até o fechamento desta matéria, os dados relativos à audiência da trama nos outros 13 mercados componentes do Painel Nacional de Televisão (PNT) – Campinas, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Assim que esses números forem divulgados, o Críticas os reportará de forma mais ampla.
Além de Shades, a Record comprou da NBCUniversal outras duas novas séries – Mr. Robot e Chicago Med, estas ainda sem data prevista de estreia.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Numb3rs, Séries e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para EXCLUSIVO: Em quatro dias, audiência de Shades of Blue na Record cresce 23% no Rio e em São Paulo desde a estreia

  1. Pingback: EXCLUSIVO: No eixo RJ-SP, Shades of Blue perde 17% de telespectadores em sua segunda semana na Record | TV em Análise Críticas

  2. Pingback: EXCLUSIVO: Final da 1ª temporada de Shades of Blue na Record é vista por 1,3 milhão de telespectadores no eixo Rio-São Paulo-Recife | TV em Análise Críticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s