A manada de explicações sobre as mudanças no 68º Primetime Emmy
De posse das informações da Academia de Televisão, começaremos gradativamente a desvencilhar o verdadeiro labirinto que está se criando para a formatação do programa do 68º Primetime Emmy, cujas atividades desde já começam a tomar corpo. Não de mulher, mas do grande e gigante evento televisivo que ocorrerá nos dias 10, 11 e 18 de setembro, no Teatro Microsoft, em Los Angeles. Passado o ciclo das premiações técnicas da mid-season, é hora de desvencilhar algumas coisas inerentes a áreas técnicas, as mais afetadas do escopo.
Direto com os bois, o conjunto de nove adaptações de regras beneficia a turma dos programas de curta metragem, agora contemplados com categorias de atuação específica tanto em série cômica quanto em série dramática. Nas áreas de produção, trocaram-se nomenclaturas mais horrendas que dragão chinês para a coisa mais lógica e certa: melhor série cômica ou dramática de curta metragem, melhor série de variedades de curta metragem e melhor reality ou programa de não ficção de curta metragem. Ficou mais interessante.
No meio do bolo, aumentaram se as indicações de roteiro e direção em série cômica e série dramática para a mesma quantidade de atores: seis. O benefício do benefício. Áreas de edição de imagem em reality foram separadas para reality de competição e reality de não ficção (com ou sem estrutura). Em direção de arte, a divisão beneficiou também os especiais de premiação, como Oscar, Miss Universo, Grammy e outros, além do grupo de realities. Na área de direção, realities e programas de entrevistas passaram a ter tratamento diferenciado.
Burocracias de votação à parte, a área de figurino em variedades, não ficção ou reality saiu do grupo de prêmios do júri para a área de competição, que possibilitará a inserção de cinco indicados, no padrão usual. A preocupação da Academia de Televisão com o cancelamento de Wicked City e cortes de ordens de produção de Truth Be Told, Minority Report, The Player e Blood and Oil forçou a entidade a rever a definição de série. E admitir produções com escopo de dois a cinco episódios. A coisa vai pegar. Até domingo.
Publicação simultânea com o caderno Notícia da TV do Jornal Meio Norte que circula no domingo (3/4)