Em contrapartida, preço do comercial de 30 segundos do “Oscar da música” sofreu aumente de 483,94% em comparação a 1986
Da redação TV em Análise
Ao lado do comediante inglês James Corden, o apresentador LL Cool J conseguiu dar ao ibope do 58º Grammy uma piada de mau gosto
Por maiores que sejam as reclamações do presidente da Academia de Gravação, Neil Portnow, em relação ao custo dos serviços de streaming tipo Amazon, Apple, Netflix, Yahoo! e Google, dentre outros, para a comunidade musical dos Estados Unidos (incluindo-se educadores, advogados de gravadoras e artistas e agenciadores artísticos), o executivo que preside a entidade que promove o Grammy, premiação musical mais importante do país, parece escamotear problemas mais graves no que diz respeito à audiência televisiva do evento. De acordo com dados apurados pelo TV em Análise Críticas, o número de telespectadores do Grammy caiu 13,57% em comparação a 1977, primeiro ano em que houve coleta do número de telespectadores do evento por parte da empresa Nielsen Media Research, referente à série histórica iniciada em 1974. Na contramão, o preço do co0mercial de 30 segundos teve aumento de 483.94% em comparação aos dados relativos à 27ª edição da premiação, realizada em 26 de fevereiro de 1986, no Shrine Auditorium, em Los Angeles – de US$ 205 mil disparou para US$ 1,2 milhão na 58ª edição, realizada na noite da segunda-feira (15), no Staples Center, na mesma cidade. De acordo com a revista especializada Billboard, os dados de preços de comerciais de 30 segundos do Grammy anteriores a 1986 estão perdidos ou inexistentes.
Ainda de acordo com o levantamento do Críticas, inédito e exclusivo na imprensa brasileira e mundial, a média de domicílios que assiste à festa de entrega do Grammy em território americano caiu 48,86% entre 1974 e 2016, já contabilizando os números da premiação realizada na segunda-feira. Já o share domiciliar caiu 51,92$ no período, por mais que a CBS, emissora que transmite o Grammy com contrato vigente até 2021, e a NARAS (sigla em inglês para a Academia de Gravação) insistam em maquiar essa realidade escabrosa, com dados de redes sociais que, para este cômputo, não tem valia nenhuma. O número de domicílios ligados no Grammy caiu 17,99% (de 20 milhões, em 1974, despencou para 16,4 milhões, em 2010). Desde 2011, a Nielsen não divulga os dados relativos à quantidade de domicílios ligados na premiação. Abaixo, os números detalhados:
Ano | Rede | Média | Share | Dom (milh.) | Espec (milh.) | Com 30″ (em US$) |
2016 | CBS | 16.1 | 25 | N/D | 24.95 | 1.200.000 |
2015 | CBS | 16.7 | 23 | N/D | 28.4 | 1.000.000 |
2014 | CBS | 16.5(*) | 24(*) | N/D | 28.4 | 850.000 |
2013 | CBS | 16.2(*) | 24(*) | N/D | 28.4 | 900.000 |
2012 | CBS | 25.2 | 38 | N/D | 39.9 | 750.000 |
2011 | CBS | 14.8 | 22 | N/D | 26.6 | 621.000 |
2010 | CBS | 14.3 | 23 | 16.450 | 25.869 | 425.727 |
2009 | CBS | 11.2 | 18 | 12.797 | 19.048 | 495.200 |
2008 | CBS | 10.3 | 16 | 11.566 | 17.182 | 572.700 |
2007 | CBS | 12.1 | 19 | 13.521 | 20.058 | 557.300 |
2006 | CBS | 10.9 | 17 | 12.056 | 17.005 | 675.900 |
2005 | CBS | 11.6 | 18 | 12.705 | 18.802 | 703,900 |
2004 | CBS | 15.7 | 24 | 17.008 | 26.293 | 654.600 |
2003 | CBS | 14.7 | 23 | 15.658 | 24.829 | 610.300 |
2002 | CBS | 11.9 | 19 | 12.524 | 18.968 | 573.900 |
2001 | CBS | 16.7 | 26 | 17.098 | 26.651 | 574.000 |
2000 | CBS | 17.3 | 27 | 17.457 | 27.798 | 505.500 |
1999 | CBS | 16.6 | 26 | 16.472 | 24.880 | 472.000 |
1998 | CBS | 17.0 | 27 | 16.622 | 25.043 | 315.600 |
1997 | CBS | 13.4 | 22 | 12.970 | 19.211 | 346.300 |
1996 | CBS | 14.6 | 23 | 13.994 | 21.503 | 304.800 |
1995 | CBS | 11.8 | 19 | 11.257 | 17.279 | 399.100 |
1994 | CBS | 16.1 | 24 | 15.166 | 23.696 | 407.700 |
1993 | CBS | 19.9 | 31 | 18.527 | 29.874 | 401.500 |
1992 | CBS | 16.2 | 27 | 14.920 | 23.102 | 352.900 |
1991 | CBS | 18.8 | 31 | 17.500 | 28.893 | 319.200 |
1990 | CBS | 18.9 | 31 | 17.410 | 28.831 | 330.600 |
1989 | CBS | 16.0 | 26 | 14.460 | 23.570 | 318.300 |
1988 | CBS | 21.1 | 33 | 18.690 | 32.764 | 299.900 |
1987 | CBS | 18.3 | 27 | 15.990 | 27.919 | 264.200 |
1986 | CBS | 20.3 | 32 | 17.440 | 30.398 | 205.500 |
1985 | CBS | 23.8 | 35 | 20.210 | 37.126 | N/D |
1984 | CBS | 30.8 | 45 | 25.810 | 51.672 | N/D |
1983 | CBS | 21.6 | 33 | 17.990 | 29.863 | N/D |
1982 | CBS | 18.1 | 29 | 14.750 | 24.028 | N/D |
1981 | CBS | 21.2 | 34 | 16.490 | 28.577 | N/D |
1980 | CBS | 23.9 | 39 | 18.240 | 32.394 | N/D |
1979 | CBS | 21.9 | 34 | 16.320 | 31.318 | N/D |
1978 | CBS | 26.6 | 44 | 19.390 | N/D | N/D |
1977 | CBS | 21.3 | 38 | 15.170 | 28.869 | N/D |
1976 | CBS | 23.8 | 47 | 16.560 | N/D | N/D |
1975 | CBS | 16.4 | 30 | 11.230 | N/D | N/D |
1974 | CBS | 30.3 | 52 | 20.060 | N/D | N/D |