Número de telespectadores cai uma TV Cultura de São Paulo em comparação a 2015
Da redação TV em Análise
(Atualizada em 17/2/2016 às 20h37)
Depois não venham os senhores Common e Neil Portnow, presidente da Academia de Gravação, reclamarem “farinha pouca, meu pirão primeiro”
Nem mesmo a decisão da CBS em conjunto com a Academia de Gravação (NARAS, na sigla em inglês) de transmitor o 58º Grammy ao vivo de costa a costa do território americano na noite desta segunda-feira (15) evitou que o “Oscar da música americana” tivesse uma derrapada no número de telespectadores. Dos 25,3 milhões registrados no ano passado, a premiação, transmitida das 20h às 23h31 (horário da costa leste) teve queda de 1,38% no número de telespectadores, fechando a conta em 24,95 milhões. Essa queda percentual equivale ao que registra a sucateada TV Cultura de São Paulo em momento de pico do Roda Presa, programa de debates ideológicos comandado por Augusto Nunes, 66.
Na média domiciliar, o Grammy registrou queda de 3,59% em comparação a 2015 – de 16,7 caiu para 16,1, com share de 25 pontos. No entanto, a CBS argumenta que a transmissão do 58º Grammy numa segunda-feira, feriado nacional do Dia dos Presidentes, aumentou a audiência do horário nobre em 184% em comparação ao dia 16 de fevereiro de 2015, composto apenas de programação regular. Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, faoxa considerada essencial para as decisões do mercado publicitário, a média foi de 8,5. No ajuste de fuso horário, a premiação apresentada por LL Cool J, 48, viu esse número desabar para 7,7. Esta foi a segunda pior audiência registrada pela premiação desde 2009, quando foi vista por 19,04 milhões de telespectadores. Apesar dessa estatística tenebrosa, o 58º Grammy conseguiu números maiores que a premiação mais vista de janeiro, o 73º Golden Globe Awards (18,5 milhões de telespectadores, médias de 9,3/15,1 domiciliar e 5,5 na faixa 18-49).
No escopo do horário nobre a CBS registrou 23,73 milhões de telespectadores, média de 13,65 e share domiciliar de 22 pontos. Na segunda colocação, a ABC registrou 6,46 milhões de telespectadores, média de 4,1 e share de 6,8. Na terceira colocação, a FOX registrou 6,11 milhões de telespectadores, média de 3,7 e share de 6. A NBC ficou na quarta colocação com 2,93 milhões de telespectadores, média de 1,8 e share de 3. Por último, a The CW registrou 705 mil telespectadores, média de 0,4 e share de 1 ponto.
Entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, a CBS liderou com tranquilidade a noite do 58º Grammy com média de 7,4, seguida de longe pela FOX (1,8) e ABC (1,7). NBC (0,9) e The CW (0,2) ficaram abaixo da marca de 1 ponto. Hora por hora (horários da costa leste americana), os dados da Nielsen Media Research:
20h
CBS: 58º Grammy (24,69 milhões de telespectadores, 14,2/22 domiciliar)
ABC: The Bachelor (7,22 milhões, 4,6/7,5)
FOX: The X-Files (7,07 milhões, 4,3/7)
NBC: Superstore (3,87 milhões, 2,4/4)/Telenovela (2,33 milhões, 1,5/2)
The CW: Especial – Mortal Kombat X: Machinima’s Chasing the Cup (770 mil, 0,5/1)
Líder 18-49: 58º Grammy (7,4)
21h
CBS: 58º Grammy (25,36 milhões, 14,35/22,5)
ABC: The Bachelor (7,07 milhões, 4,5/7)
FOX: Lucifer (5,15 milhões, 3,1/5)
NBC: The Biggest Loser (2,67 milhões, 1,7/2,5)
The CW: DC’s Legends of Tomorrow – reprise (641,5 mil, 0,4/1)
Líder 18-49: 58º Grammy (7,9)
22h
CBS: 58º Grammy (21,14 milhões, 12,4/21,5)
ABC: Castle (5,09 milhões, 3,4/6)
NBC: The Biggest Loser (3,02 milhões, 1,9/3,5)
Líder 18-49: 58º Grammy (6,8)
NOTA: Os números acima divulgados são preliminares e estão sujeitos a modificação. Incluem audiência ao vivo e DVR para exibição na mesma noite
Entre os canais pagos, a relação dos 10 programas mais vistos na noite do 58º Grammy, descontadas as reprises, é esta:
Programa | Canal | Início | Espectadores (em milhhões) | Média 18-49 |
---|---|---|---|---|
WWE Monday Night Raw | USA Network | 20h | 3,661 | 1,2 |
WWE Monday Night Raw | USA Network | 21h | 3,537 | 1,2 |
WWE Monday Night Raw | USA Network | 22h | 3,233 | 1,1 |
Better Call Saul – estreia de temporada | AMC | 22h | 2,573 | 1,0 |
Fast N’ Loud | Discovery | 21h | 2,446 | 0,8 |
Teen Mom | MTV | 22h | 1,486 | 0,8 |
Diesel Brothers | Discovery | 22h02 | 1,891 | 0,7 |
Vanderpump Rules | Bravo | 21h | 1,454 | 0,7 |
American Dad! | TBS | 20h30 | 1,069 | 0,5 |
Swamp People | History | 21h | 2,081 | 0,5 |
Com a inclusão das reprises, o episódio inédito da 13ª temporada de American Dad! que foi ao ar na noite do 58º Grammy ficaria fora do top 10 doa canais pagos americanos. Veja como ficou o ranking após essa adequação:
Programa | Canal | Início | Espectadores (em milhhões) | Média 18-49 |
---|---|---|---|---|
WWE Monday Night Raw | USA Network | 20h | 3,661 | 1,2 |
WWE Monday Night Raw | USA Network | 21h | 3,537 | 1,2 |
WWE Monday Night Raw | USA Network | 22h | 3,233 | 1,1 |
Better Call Saul – estreia de temporada | AMC | 22h | 2,573 | 1,0 |
Fast N’ Loud | Discovery | 21h | 2,446 | 0,8 |
Teen Mom | MTV | 22h | 1,486 | 0,8 |
American Dad! – reprise | TBS | 22h30 | 1,837 | 0,8 |
Diesel Brothers | Discovery | 22h02 | 1,891 | 0,7 |
Vanderpump Rules | Bravo | 21h | 1,454 | 0,7 |
American Dad! – reprise | TBS | 22h | 1,521 | 0,7 |