Band perde 76% de telespectadores e registra pior audiência do concurso Miss Universo desde 2011


Decisão de levar ao ar concurso de 2015 gravado após as baixarias dos humoristas do Pânico na Band contribuiu para essa derrocada histórica

Da redação TV em Análise
(Atualizado em 21/12/2015 às 14h45)

Miss Universe Organization/Divulgação


No geral, concurso de 2015 teve média superior apenas ao de 2010

Custou caro para a Rede Bandeirantes a estratégia absurda de passar o concurso Miss Universo 2015 gravado após as piadas grosseiras e de duplo sentido dos comediantes do programa Pânico na Band. Levado ao ar entre 0h15 e 3h, o concurso registrou para a emissora a pior média desde 2011 (1,8). E por tabela, o menor número de telespectadores e de domicílios ligados. Os números consolidados da transmissão do certame foram divulgados pela Kantar Ibope Media no início da tarde desta segunda-feira (21) e são relativos à Grande São Paulo, principal praça de decisões para o mercado publicitário.
Em comparação ao concurso Miss Universo 2011, realizado e organizado pela própria Band em São Paulo, no então Credicard Hall, a transmissão gravada do Miss Universo 2015 registrou queda de 76,29% no número de telespectadores, 78,04% na média e 74,70% no número de domicílios ligados no evento. O concurso deste ano foi realizado no teatro The AXIS, do Planet Hollywood Resort and Casino, em Las Vegas, e foi vencido pela filipina Pia Wurtzbach. A brasileira Marthina Brandt ficou apenas entre as 15 semifinalistas na fase de trajes de banho. A transmissão americana do concurso, feita pela FOX, no entanto, teve um público maior: 6,16 milhões de telespectadores, registrando média de 1,7 e share domiciliar de 5 pontos, de acordo com dados liberados na tarde desta segunda-feira pela Nielsen Media Company. O número é 15% menor que o registrado pela NBC no tardio concurso Miss Universo 2014, realizado em outro domingo, 25 de janeiro, no ginásio de esportes de uma universidade particular de Miami.
Já considerando-se o período em que o Miss Universo é transmitido pela Band (desde 2003), a queda geral na média de audiência é de 77,5%. O certame de 2015 registrou a segunda pior média do período, ficando apenas à frente do concurso de 2010, também gravado, que registrou apenas 0,4 ponto. Abaixo, as tabelas detalhadas:

AUDIÊNCIA DO CONCURSO MISS UNIVERSO EM TELESPECTADORES E DOMICÍLIOS NA GRANDE SÃO PAULO
Os dados são referentes às edições de 2011 a 2015
Ano Rede Média Telespectadores Domicílios
2011(*) Band 8,2 1,504.864 477.527
2012(**) Band 4 734.080 240.816
2013(***) Band 3 557.442 185.856
2014(****) Band 2,7 535.037 181.205
2015(****) Band 1,8 356.691 120.803

(*)Equivalência de um ponto: 183.520 telespectadores e 58.235 domicílios
(**)Equivalência de um ponto: 183.520 telespectadores e 60.204 domicílios
(***)Equivalência de um ponto: 185.814 telespectadores e 61.952 domicílios
(****)Equivalência de um ponto: 198.162 telespectadores e 67.113 domicílios

AUDIÊNCIA DO CONCURSO MISS UNIVERSO NA MÉDIA DOMICILIAR NA GRANDE SÃO PAULO
Os dados são referentes às edições de 2003 a 2015
Data Rede Média Pico
3/6/2003 Band 8 13,5
1º/6/2004 Band 5 7
30/5/2005 Band 5 7
23/7/2006 Band 4,5 6,1
28/5/2007 Band 6 10,5
13/7/2008 Band 3,6 *
23/8/2009 Band 2 3
23/8/2010 Band 0,4 1
12/9/2011 Band 8,2 11
19/12/2012 Band 4 5
9/11/2013 Band 3 *
25/1/2015 Band 2,7 3,1
20/12/2015 Band 1,8 *


(*)Dado indisponível

Até o fechamento desta reportagem, a Kantar Ibope não tinha disponibilizado os números de outras praças, como Porto Alegre, capital do Estado natal de Brandt, tampouco do Painel Nacional de Televisão (PNT).

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Numb3rs, Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Band perde 76% de telespectadores e registra pior audiência do concurso Miss Universo desde 2011

  1. Pingback: Eliminação de Marthina Brandt do top 10 do Miss Universo 2015 é derrota para grupos pró-impeachment | TV em Análise Críticas

  2. Pingback: Agora na FOX, transmissão americana do concurso Miss Universo tem segunda pior audiência desde 1974 | TV em Análise Críticas

  3. Pingback: Na Colômbia, final do campeonato de futebol faz audiência do Miss Universo 2015 cair em relação à eleição de Paulina Vega | TV em Análise Críticas

  4. Pingback: Nas Filipinas, concurso Miss Universo 2015 registra 21 pontos | TV em Análise Críticas

  5. Pingback: Mesmo com Catalina Morales fora das semifinais, audiência do concurso Miss Universo 2015 em Porto Rico bate Filipinas | TV em Análise Críticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s