Apesar da abertura do Mar Vermelho, chuva em Buenos Aires faz Os Dez Mandamentos perder destaque para jogo adiado da Selecinha pelas Eliminatórias da Copa 18
Da redação TV em Análise
Capítulo da terça-feira (10) impôs derrota à regra do jogo da Globo
Mesmo tendo registrado 9,1 milhões de telespectadores e média de 26,7 na noite da terça-feira (10), a épica cena da Abertura do Mar Vermelho da novela Os Dez Mandamentos não fez a trama da Rede Record ser o programa mais visto na média dos capítulos transmitidos entre 9 e 13 de novembro em 15 mercados – São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. No período, a trama registrou 7,7 milhões de telespectadores, escorados principalmente pelo peso das duas noites da passagem dos hebreus do Egito para a Terra Prometida, concluída na quarta-feira (11). A noite em que Moisés (Guilherme Winter) fechou as águas do Mar Vermelho para as tropas egípcias comandadas pelo faraó Ramsés (Sérgio Marone) teve 8,259 milhões de telespectadores. Em Recife, a trama bíblica de Vivian de Oliveira chegou a abrir vantagem não sobre A Regra do Jogo, mas, devido à Rede Fuso implantada para o horário brasileiro de verão, sobre a irrelevante novela das 19h Totalmente Demenos, escanteada para facilitar a transmissão ao vivo e simultânea do jornal nacional às 19h30 locais.
Em comparação ao levantamento anterior, relativo ao período entre 2 e 8 de novembro, Os Dez Mandamentos teve crescimento de 0,15% no número de telespectadores – cifra essa que poderia ter sido maior, dada à alta concorrência que a trama sofre em Florianópolis e Porto Alegre com a programação da RBS TV, afiliada da Rede Globo nessas duas praças. Coberturas correlatas ao jogo da Selecinha pelas Eliminatórias contra a Argentina, adiado pela chuva e realizado apenas na sexta-feira (13), ocuparam a primeira e terceira colocações do ranking. No meio, a novela global das 21h, que lutou para escapar nesse período de um confronto direto com Os Dez Mandamentos nos mercados onde vigora o horário de verão. Não conseguiu evitar uma derrota na noite da Abertura do Mar Vermelho e acabou tendo 8,4 milhões de telespectadores no Painel Nacional de Televisão (PNT) da Kantar Ibope Media. Abaixo, a lista detalhada das 20 maiores audiências da TV aberta brasileira nos 15 mercados chave, entre os dias 9 e 15 de novembro de 2015:
Posição | Programa | Emissora | Telespectadores (em milhões) |
---|---|---|---|
1 | Futebol 2015 | Globo | 9,350 |
2 | A Regra do Jogo | Globo | 8,543 |
3 | Flash Eliminatórias | Globo | 8,241 |
4 | Os Dez Mandamentos | Record | 7,719 |
5 | Cinema Especial | Globo | 7,487 |
6 | Jornal Nacional | Globo | 7,179 |
7 | Fintástico | Globo | 7,108 |
8 | Jornal da Record | Record | 4,177 |
9 | Carrossel – reprise | SBT | 2,790 |
10 | Cúmplices de um Resgate | SBT | 2,645 |
11 | Programa do Ratinho | Record | 2,478 |
12 | Esquadrão da Moda | SBT | 1,686 |
13 | Hell’s Kitchen – Cozinha sob Pressão | SBT | 1,601 |
14 | Pânico na Band | Band | 1,599 |
15 | Programa da Sabrina | Record | 1,585 |
16 | Top Cine | Band | 0,746 |
17 | Fatmagül – A Força do Amor | Band | 0,715 |
18 | Plantão Band | Band | 0,577 |
19 | Masterchef Junior – A Prévia | Band | 0,473 |
20 | CQC 3.0 | Band | 0,378 |