Desde 1982, ainda no SBT, etapa brasileira do Miss Universo perdeu 94,82% de média domiciliar nas aferições realizadas pela Kantar Ibope Media na Grande São Paulo; no período da Band, perdas chegam a 67,14%
Da redação TV em Análise
Marthina Brandt não deveria ter nada a comemorar
Não foi falta de aviso a tragédia anunciada que foi a Band realizar o concurso Miss Brasil 2015 na noite desta quarta-feira (18), ao sabor das conveniências da Rede Globo e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para acertar o calendário do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A. O risco de tomar uma surra helênica do que deveria ser o antepenúltimo capítulo da novela Os Dez Mandamentos (não o será mais pelo planejamento da Rede Record, que decidiu “pausar” a trama na segunda-feira, 23, com festa de elenco, direção e tudo mais) acabou se confirmando para o público da Grande São Paulo no confronto que a etapa brasileira do Miss Universo 2015 teve com The Voice Brasil (Globo, média de 20,1), Batalha dos Confeiteiros Brasil (Record, média de 11), A Fazenda (Record, média de 10,9) Roda a Roda Jequiti (SBT, média de 9,2) e Programa do Ratinho (SBT, média de 6,6). Este último registrou o triplo da média vergonhosa que a etapa brasileira do Miss Universo 2015 registrou entre 22h30 e 0h15 – 2,3, a segunda pior da série histórica iniciada com o concurso Miss Brasil 1982, realizado no dia 26 de julho de 1982 e transmitido à ocasião pelo mesmo SBT de Sílvio Santos e Ratinho.
Também contribuiu para agravar o quadro de derrocada de audiência do concurso a venda deste à empresa de televendas Polishop, a qual consta entre as 200 mais reclamadas junto à Fundação Procon-SP por razões fundamentadas (propaganda enganosa, entrega de produto com defeito, etc.). Isso, apesar de o apresentador Cássio Reis ter dito, no início da transmissão, que o Miss Brasil era “um evento do Grupo Bandeirantes de Comunicação, licenciado pelo Miss Universo”. Era.
Considerando-se os números consolidados, divulgados pela Kantar Ibope Media no início da tarde desta quinta-feira (19), o Miss Brasil perdeu desde 1982 94,82% de sua média domiciliar nas aferições que a Kantar Ibope Media tem realizado na Grande São Paulo, principal praça de decisões para o mercado publicitário do país. Se considerado apenas o período que o Miss Brasil está na Band (desde 2003), a derrocada de público chega a 67,14%. Tradução: desde 1982, o Miss Brasil perdeu nove e meio de cada dez telespectadores. Já na fase da Band, a debandada é de sete em cada dez telespectadores. Ou seja, o principal concurso de beleza do país perdeu quase o que uma novela de horário nobre da Rede Globo registrava em 1982 na faixa das 20h15. Morreu. Desde 2013, a queda de audiência do concurso chega a 41,02%. Ou seja, de cada 10 telespectadores, quatro pararam de ver o Miss Brasil na Band, dada à fórmula ultrapassada e atrasada, que no Miss Universo resulta em classificações medianas, para não dizer coisa pior. Na tabela abaixo, a involução do certame tanto na média domiciliar quanto nos picos de audiência alcançados:
Ano | Rede | Média | Pico |
---|---|---|---|
1982 | SBT | 38,4 | * |
1983 | SBT | 35 | * |
1984 | SBT | 35 | 42 |
1985 | SBT | 25 | 42 |
1986 | SBT | 22 | * |
1989 | SBT | 8 | * |
2002 | Rede TV! | 5 | 8 |
2003 | Band | 7 | 12 |
2004 | Band | 7 | 12 |
2005 | Band | 6 | 8 |
2006 | Band | 6 | 9 |
2007 | Band | 4,5 | 7,5 |
2008 | Band | 4,3 | 6 |
2009 | Band | 5 | 7 |
2010 | Band | 3,5 | 5 |
2011 | Band | 3 | 4,2 |
2012 | Band | 2 | 4 |
2013 | Band | 3,9 | 4,5 |
2014 | Band | 2,9 | 3,5 |
2015 | Band | 2,3 | 2,9 |
(*)Dado indisponível
Para quem só quer saber a média das edições do Miss Brasil de 1982 a 2015, a tabela é esta:
Ano | Rede | Média |
---|---|---|
1982 | SBT | 38,4 |
1983 | SBT | 35 |
1984 | SBT | 35 |
1985 | SBT | 25 |
1986 | SBT | 22 |
1989 | SBT | 8 |
2002 | Rede TV! | 5 |
2003 | Band | 7 |
2004 | Band | 7 |
2005 | Band | 6 |
2006 | Band | 6 |
2007 | Band | 4,5 |
2008 | Band | 4,3 |
2009 | Band | 5 |
2010 | Band | 3,5 |
2011 | Band | 3 |
2012 | Band | 2 |
2013 | Band | 3,9 |
2014 | Band | 2,9 |
2015 | Band | 2,3 |
Entre 2011 e 2015, o Miss Brasil teve queda de 20,81% no número de telespectadores e 15,48% no número de domicílios sintonizados no certame. Os números detalhados estão no gráfico abaixo:
Ano | Rede | Média | Telespectadores | Domicílios |
---|---|---|---|---|
2011(*) | Band | 3 | 550.560 | 174.705 |
2012(**) | Band | 2 | 367.040 | 120.408 |
2013(***) | Band | 3,9 | 724.674 | 241.632 |
2014(****) | Band | 2,9 | 560.514 | 189.082 |
2015(*****) | Band | 2,2 | 435.956 | 147.648 |
(*)Equivalência de um ponto: 183.520 telespectadores e 58.235 domicílios
(**)Equivalência de um ponto: 183.520 telespectadores e 60.204 domicílios
(***)Equivalência de um ponto: 185.814 telespectadores e 61.952 domicílios
(****)Equivalência de um ponto: 193.281 telespectadores e 65.201 domicílios
(*****)Equivalência de um ponto: 198.162 telespectadores e 67.113 domicílios
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