Por coordenadores estaduais, Band decide marcar Miss Brasil 2015 para o dia 31 de outubro, em São Paulo


Confirmação do Anhembi como sede da disputa ainda precisa do aval da Enter

Da redação TV em Análise

Band/Divulgação (via Anhembi Parque)/13.05.2015


Local recebe concurso de Miss São Paulo desde 2012

Em carta enviada aos 27 coordenadores estaduais na sexta-feira (22), a Band confirmou a realização do concurso Miss Brasil 2015 para o dia 31 de outubro, em São Paulo. No entanto, a confirmação do Palácio das Convenções do Anhembi como sede da etapa brasileira do Miss Universo 2015 ainda depende de negociações com a São Paulo Turismo, empresa da Prefeitura de São Paulo que é dona do complexo do Anhembi Parque, que abrange além do Palácio das Convenções, um centro de feiras e o Sambódromo.
A confirmação da realização do concurso Miss Brasil 2015 encerra uma novela que já atormentava coordenadores estaduais desde que o TV em Análise Críticas publicou na manhã desta quarta-feira (26) matéria informando de uma possível ameaça de cancelamento do concurso devido ao programa de cortes de gastos empreendido pela Band, que resultou em demissões e no fechamento de sua emissora em Palmas, capital do Tocantins. A Band estudava cancelar o tradicional concurso de beleza em função da crise econômica que atinge o país, inclusive empresas de comunicação como a emissora que exibe a disputa desde 2003. Pesou contra o cancelamento a palavra do departamento comercial, que argumentou que o Miss Brasil “é o principal produto de vendas comerciais de eventos da Band excetuando-se Carnaval, Olimpíadas e futebol”. Um dos diretores da Band pediu para que o concurso fosse realizado sob o argumento de que “as belezas do Brasil são maiores que qualquer crise, e haveremos de vencê-la de todas as formas”.
Um dos diretores da Enter, filiado ao PSDB, teria informado a João Carlos Saad, o Johnny, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, das preocupações dos representantes do Comitê Nacional de Coordenadores de Concursos de Beleza, que chegaram a procurar a Band 19 vezes para tentar resolver o impasse na realização da etapa brasileira do Miss Universo 2015. Houve até, entre alguns coordenadores locais, quem apelasse para recorrer à presidenta da Miss Universe Organization, Paula Shugart, para solucionar o caso brasileiro, um dos mais graves entre as coordenações latino-americanas.
Ignorada pelos grandes órgãos de imprensa e portais de Internet, a informação da confirmação da data e da cidade-sede do Miss Brasil 2015 só veio a público pelas mãos do coordenador do Miss Brasil no Piauí, o jornalista Nelito Marques, que mantém uma coluna social no jornal Diário do Povo e consegue “furar” o bloqueio imposto pela Band aos franqueados locais. Nas redes sociais, nenhuma das outras 26 coordenações locais, tampouco a nacional dá a informação como pública. Mas a nota pequena da coluna Vogue, publicada no sábado (24), pode ter servido como divisor de águas para a decisão que a Band e a Enter acabam de adotar.
Caso a Band opte pela realização do Miss Brasil 2015 no Anhembi, o local volta a receber uma edição do concurso nacional depois de 28 anos. Nos últimos três anos, a emissora tem usado o local para a realização do concurso de Miss São Paulo, no Auditório Celso Furtado, com capacidade para 2,6 mil pessoas sentadas.

José Cordeiro/SP Turis/Divulgação


Local provável do certame tem capacidade para 2.600 espectadores

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Jóia da coroa, Nossas Venezuelas, Projetos especiais e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s