Para que serve o Teen Choice Awards? E para que servem os carnacoxinhas?


Festa de desprezados do Primetime Emmy e dejetos da excelência artística musical, cinematográfica e cibernética não diz a que veio

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Kevin Winter/Getty Images


Gina Rodriguéz: o que vim fazer aqui neste arcabouço?

Confusa, a 17ª edição do Teen Choice Awards, realizada na noite deste domingo (16), em um ginásio de universidade privada de Los Angeles, se resumiu a um amontoado de atos musicais entremeados de gritinhos de fãs sem nenhum senso ou noção básica de excelência artística. Promovida pela rede de TV aberta FOX, a premiação (antes parenta do People’s Choice Awards) pena para contemplar favoritos em áreas de televisão. Confunde Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão. E não justifica seus fins nem seus meios.
Pobre em termos de repercussão jornalística, o Teen Choice Awards 2015 (cá retransmitido pelo canal pago E!) apenas serviu de cascata para a imprensa especializada em cobrir celebridades e aspirantes a tal (ainda que por 11 minutos). Quase represou o debate que o TV em Análise Críticas está fazendo com a ampla informação que está sendo dada às indicações do 67º Primetime Emmy. Divulgar lista completa de indicados para o “Oscar do horário nobre” não resolve. Apenas dificulta ao leitor uma ampla compreensão de aspectos técnicos inerentes a produções tipo The Flash, Castle, Pretty Little Liars ou outras. Veremos quando começarmos a tratar das categorias técnicas.
Coincidentemente marcado para acontecer horas depois do terceiro “CarnaCoxinha” da imprensa que endeusa One Direction, 5 Seconds to Qualquer Coisa, dentre outras porcarias mais, o TCA 2015 (não confundir com o Television Critics’ Association Awards, cujos vencedores trataremos mais adiante) neutralizou qualquer importância do E! para as marchas de desesperados que foram às ruas pedir a cabeça da presidenta Dilma Rousseff. Nos Estados Unidos, fazer o mesmo com Barack Obama dá cadeia. Basta comparar com a inflamação do discurso de um imbecil qualquer no Festival de Cinema de Gramado, programa de intelectuais globais e globetes. No USC Galen Center (que substituiu o Pauley Pavillion, interditado depois do aguaceiro do ano passado), não houve espaço para esse tipo de discurso, exceto em um ato musical apartidário.
De audiência macérrima (2,61 milhões de telespectadores e média de 0,8 e share de 3 pontos entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos, entre 20 e 22h, pelo horário da costa leste americana), a premiação comandada pelo cantor/ator Ludacris ao lado da atriz Gina Rodriguez nada mais foi que a reprise do monólogo deste primeiro no Billboard Music Awards de maio último em homenagem a B.B. King. Sem direito à guitarra elétrica que o eternizou como “rei do blues”. Não do blues da depressão midiática anti-petista.
Fica a pergunta: para que serve o Teen Choice Awards? E para que servem os CarnaCoxinhas de gente compromissada com o atraso cultural, tanto no Olimpop bolivariano chamado Brasil quanto nos Estados Unidos da América do Norte?

Texto associado:
*Assunto da semana: O “A” que faltou nos Emmys de série dramática e uma partida de golfe (13/08/2014)

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Crônicas, Premiações, Reflexões e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s