Anúncio da data do Miss Mundo 2015 para dezembro deve obrigar marcação do Miss Universo 2015 para janeiro. E facilitar vida de candidatas europeias


No ano passado, o jogo foi o mesmo

João Eduardo Lima
Editor e criador dos blogs TV em Análise

Miss Universe Organization/EFE/08.01.2015


Do grupo de candidatas nacionais comuns ao Miss Mundo, a francesa Camille Cerf foi a única semifinalista no Miss Universo 2014

A marcação do concurso Miss Mundo 2015 para a manhã do sábado, 19 de dezembro, em Sanya (China), não é nenhuma surpresa para os responsáveis pela organização de seu principal concurso rival, o Miss Universo. O comunicado da Miss World Organization, emitido no dia 26 de maio colocou em alerta as coordenações nacionais que são franqueadas tanto de um concurso (sediado em Londres) quanto do outro (sediado em Nova York). Para a Trump Pageants e a Miss Universe Organization, a partir de agora não haverá outra alternativa senão marcar o Miss Universo 2015 para meados de janeiro de 2016. É o que pensa boa parte da comunidade missológica, já atenta aos movimentos tectônicos de negociação entre a empresa americana e os governos de Bogotá, da região de Cundinamarca e da Colômbia, já aceleradas a passo de trem-bala.
Originalmente publicado no dia 22 de maio, o press-release da MWO só chegou a seu site quatro dias depois, numa clara demonstração de falta de comunicação entre a entidade presidida por Julia Morley e as emissoras detentoras dos direitos de transmissão – na Inglaterra, nenhum canal transmite o certame desde 2008. Ano passado, o Miss Mundo recebeu transmissão mundial via streaming, através do Youtube. Sinal dos tempos, em plena capitulação da televisão tradicional a Netflixs, Amazons, Playstations e outros vermes afins que ceifam os empregos das emissoras, obrigando-as a terceirizar até o verbo e, por tabela, propiciar a interdição do debate democrático, livre e isento.
Com o caso da data do Miss Mundo 2015 solucionado, coordenações como as da África do Sul, Áustria, Bélgica, França, Geórgia, Líbano e Rússia respiram aliviadas por não terem de se matarem de designarem segundas colocadas dos respectivos certames para o Miss Universo 2015. O calendário de concursos nacionais válidos pelo MU indica o último concurso nacional para 2015 (em janeiro de 2016) como sendo da França. Mas, para parcela dos diretores da MUO, tudo pode mudar de uma hora para outra, para atender conveniências de programação da NBC, rede americana geradora oficial do evento. Das 15 semifinalistas do Miss Universo 2014, apenas uma saiu do grupo comum com o Miss Mundo. Trata-se da francesa Camille Cerf.
Uma possível marcação do Miss Universo 2015 para novembro colocaria a perder todo o trabalho desempenhado pelas coordenações também ligadas ao Miss Mundo. Obrigaria-as a uma jornada quase que suicida de designar a segunda colocada do certame nacional para ir para a China (caso essa possibilidade se concretize, torçamos que não). E não vai mesmo: Sanya está inteiramente reservada para o Miss Mundo 2015 e pronto. Não pode receber outro evento de grande porte além deste entre o início de novembro e meados de dezembro, para não prejudicar a visibilidade turística como um caos de informação e de jornalistas e missólgos sem saber o que irão acompanhar primeiro.

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Projetos especiais, Todas as Venezuelas do mundo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s