Média de audiência do concurso Miss Brasil caiu 92% entre 1982 e 2014


Número caiu de 38,4 no SBT para 2,9 na Band, de acordo com dados do Ibope

Da redação TV em Análise
Com reportagem de João Eduardo Lima

Reprodução/Passarela Cultural


MISSÓLOGOS, CUBRAM-SE DE VERGONHA
No anúncio do SBT publicado na QuantoÉ para o Miss Brasil 1985, baseado no quadro O Grito, de Edvard Munch, o retrato de uma tragédia anunciada em três décadas

A “despopularização” do concurso Miss Brasil promovida pela Band com a licença da Globo desde 2003 fez muito mal às médias de audiência do evento, nas amostragens e medições realizadas pelo Ibope na Grande São Paulo, principal praça de decisões para o mercado publicitário brasileiro. Embora exista há mais tempo que suas transmissões televisivas, a etapa brasileira do Miss Universo perdeu muito de seu público entre parte do período em que era transmitido pelo SBT e o período em que está nas mãos da tevê da família Saad, dona de 16 fazendas e opositora dos índices de produtividade propostos pelo MST, dos movimentos indígenas e dos governos trabalhistas de Lula e Dilma.
De acordo com levantamento do TV em Análise Críticas lastreado em noticiários de época e informações de arquivo próprio, o auge de audiência do concurso Miss Brasil nas sondagens do Ibope ocorreu em 1982, quando o SBT registrou média de 38,4 pontos. Nos anos seguintes até 1986, os números foram caindo. Embora o concurso tenha continuado a ser transmitido pela tevê de Sílvio Santos até o final da década de 1980, o Ibope não publicou números dos concursos de 1987, 1988 e 1989 nos órgãos de imprensa.
Após a retomada televisiva do Miss Brasil em 2002, na Rede TV!, os números do concurso nunca ultrapassaram a casa dos 10 pontos na média, apesar de ter feito isso no pico nos anos de 2003 e 2004. E foi exatamente nesses dois anos iniciais do certame na Rede Bandeirantes que o concurso teve suas melhores médias de público, já depois da implantação dos people-meters, os conhecidos aparelhos de medição de audiência domiciliar, implantados pelo instituto em 14 capitais e em uma cidade do interior. Apesar da audiência cambaleante e agonizante, a Band segue investindo nesse tipo de evento, que em 2014 registrou sua pior média – 2,9. Um decréscimo de 92,44% em comparação ao surto de popularidade que o Miss Brasil viveu na época em que foi gerenciado pelo Grupo Sílvio Santos. Os números detalhados estão na tabela abaixo:

A DERROCADA DO MISS BRASIL NA MÉDIA DE AUDIÊNCIA
Os dados abaixo não incluem os concursos de 1987, 1988 e 1989, que não tiveram seus números publicados na imprensa da época. Fonte: Ibope
Ano Rede Média
1982 SBT 38,4
1983 SBT 35
1984 SBT 35
1985 SBT 25
1986 SBT 25
2002 Rede TV! 5
2003 Band 7
2004 Band 7
2005 Band 6
2006 Band 6
2007 Band 4,5
2008 Band 4,3
2009 Band 5
2010 Band 3,5
2011 Band 3
2012 Band 2
2013 Band 3,9
2014 Band 2,9

Sobre João Lima

Crítico de entretenimento desde 2001, João Eduardo Lima escreve no Jornal Meio Norte. Foi repórter de Regional, Polícia e Nacional. Em 2005, entrou no mundo da blogosfera independente com o pioneiro TV em Análise. Suas postagens sobre os bastidores do Miss Brasil-Miss Universo mostraram ao público um lado dos concursos de beleza que os organizadores não querem que você saiba. E, ainda por cima, querem, na base da mordaça, impedir você, leitor, contribuinte e pagador de impostos, de saber o que está por trás do manto vermelho da missologia nacional.
Esse post foi publicado em Ibopes da vida, Nossas Venezuelas, Numb3rs, Projetos especiais e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Média de audiência do concurso Miss Brasil caiu 92% entre 1982 e 2014

  1. Pingback: Band terá de assinar novo contrato com a Miss Universe Organization para concursos de misses | TV em Análise Críticas

  2. Pingback: Mudança do Miss Brasil da Band para o SBT só vai valer a partir de 2016: por MUO, concurso de 2015 segue no Morumbi | TV em Análise Críticas

  3. Pingback: EXCLUSIVO: Cortes de gastos na Band também podem levar ao cancelamento do concurso Miss Brasil 2015 | TV em Análise Críticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s